Boa ideia x Bom Negócio x Negócio Inovador

Por Fernando D´Angelo

Eu nunca soube a diferença entre ter um negócio inovador, ter uma boa ideia e ter um bom negócio. Pra mim, uma boa ideia era um bom negócio. E se ainda não existisse, era inovador. Creio que muitos também têm essa visão simplista e equivocada. Mas infelizmente as coisas não são tão simples assim.

Um negócio é a composição de todo o ecossistema que circunda a sua ideia. Um bom negócio é quando esse ecossistema é favorável aos objetivos do seu negócio, sejam eles financeiros ou não. Dentro desse ecossistema podemos englobar a “boa ideia” em si, o(s) produto(s) gerados a partir desta ideia, todo o conhecimento e networking que você possui dentro do setor que escolheu atuar, o público alvo, o modelo de negociação, a precificação, a cadeia de fornecedores e parceiros, a estratégia de Marketing e inúmeras outras questões que não foram levadas em consideração quando tivemos a “boa ideia”. Mas mais do que isso, um bom negócio só se prova bom quando sai do papel e começa a gerar resultados. Assim sendo, uma boa ideia por si só não vale muita coisa. O que realmente tem valor é um bom negócio.

Inovar, por sua vez, é a capacidade de resolver problemas (muitas vezes já conhecidos) através de novas soluções. Se essa nova solução é uma evolução de algo já existente, então se trata de uma inovação incremental. Se é algo que quebra paradigmas e sugere novas abordagens, é chamada de inovação disruptiva. E criar uma nova solução não necessariamente significa criar uma nova tecnologia. A inovação pode ser tecnológica, mas também pode acontecer no modelo de negócios, nos processos ou em todos eles ao mesmo tempo.

Um negócio inovador é um negócio baseado em inovação. Como exemplo, a telefonia celular foi baseada em uma inovação tecnológica. Já o Nespresso foi uma inovação no modelo venda de café. O restaurante por quilo foi uma inovação no processo de servir refeição às pessoas. E o e-Commerce foi uma inovação no modelo de negócios e processos, mas só possível devido uma inovação tecnológica.

Concluindo, uma boa ideia é simplesmente uma ideia de algo que pode vir a dar certo. Um bom negócio depende de um bom ecossistema e de uma boa execução. Já um negócio inovador propõe uma nova solução a problemas existentes. A junção de tudo isso é que pode transformar o seu negócio em algo único e valioso.

Mãos à obra!