Publicidade

BlackBerry anuncia novos planos de monetização da plataforma BBM

Por| 22 de Abril de 2014 às 17h46

Link copiado!

BlackBerry anuncia novos planos de monetização da plataforma BBM
BlackBerry anuncia novos planos de monetização da plataforma BBM
Tudo sobre BlackBerry

A BlackBerry anunciou oficialmente nessa terça-feira (22) quais serão os modelos de monetização de sua plataforma de mensagens instantâneas, o BBM. Os planos já tinham sido sinalizados pela empresa no final do mês passado, mas só agora tiveram seus detalhes abertos.

O BBM possui atualmente cerca de 113 milhões de usuários registrados em todo o mundo, 85 milhões dos quais são considerados ativos. De acordo com a empresa, 65% deles utilizam a plataforma diariamente. "Isso mostra como o BBM é importante para o cotidiano de usuários. Não há uso casual ou intermitente da plataforma, seja para no nível pessoal ou profissional", afirmou o Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios para o BBM, David Proulx, em uma conferência com jornalistas nesta manhã.

O objetivo da empresa é aproveitar esse alto índice de engajamento diário no envio de mensagens para alavancar serviços extras que podem expandir a interação com o BBM, além de fornecer novas possibilidades de receitas para a BlackBerry.

De acordo com o executivo, o foco no desenvolvimento dos planos de monetização foi não penalizar os usuários finais ou modificar seu engajamento normal com a plataforma. A aposta foi no alto nível de confiança de usuários nos sistemas e na segurança do BBM, e ele acredita que qualquer mudança brusca no modelo poderia não ser bem vista.

Continua após a publicidade

Baseada nesses objetivos, a monetização do BBM terá quatro pilares diferentes, que serão implementados em sequência cronológica e trarão diferentes modelos de monetização.

O primeiro deles é a venda de artigos virtuais através do BBM Shop, anunciado no início desse mês com uma série de atualizações para o BBM. Os artigos incluem "adesivos" (stickers) de alta resolução para ser utilizados dentro dos chats, semelhantes aos encontrados em plataformas com o WhatsApp e Facebook Messenger.

Na loja, os usuários podem adquirir pacotes de stickers que custam US$ 1,99. A expectativa da BlackBerry é disponibilizar a plataforma para empresas comercializarem seus próprios pacotes de stickers. O lançamento oficial da BBM Shop deve ser realizado em breve, mas uma versão beta dos stickers já está disponível no BBM.

A segunda forma de monetização será focada em empresas por meio do sistema BBM Channels, apresentado em versão beta em novembro de 2013. O sistema insere conteúdo patrocinado no BBM para interação entre marcas e personalidades com os usuários da plataforma. Atualmente, ela já conta com mais de 500 mil canais criados, com uma média de leitura de 11,5 publicações por dia por usuário.

Continua após a publicidade

Com o sistema, usuários poderão receber conteúdos de publicações e convites patrocinados de acordo com características como idade, localização e interesses de usuários particulares. O conteúdo chegará através da área de "atualizações" do BBM, que é o segundo espaço mais visitado por usuários após as janelas de chat.

De acordo com a empresa, nenhum conteúdo patrocinado será inserido nos bate-papos do BBM. Da mesma forma, o usuário poderá escolher "ignorar" qualquer conteúdo patrocinado de marcas que não desejar receber.

A terceira plataforma é focada no em clientes corporativos do BBM e funcionará em smartphones da BlackBerry e pela ferramenta BlackBerry Enterprise Service (BES). Apelidado de BBM Protected, o serviço de envio de mensagens seguras terá criptografia de ponta-a-ponta e poderá ser gerenciado pela própria equipe da TI da empresa que utiliza o serviço, definindo políticas próprias de segurança.

A expectativa é que o serviço comece a ser disponibilizado a partir do segundo semestre deste ano, por meio da eBBM Suite – uma plataforma de produtos voltados para o mercado corporativo.

Continua após a publicidade

Por fim, a empresa também tem planos de integrar serviços de pagamento para transferências nacionais e internacionais de fundos entre pessoas e empresas via mensagens instantâneas. Apelidado de BBM Money, o sistema já está em fase de testes na Indonésia, mas ainda não tem previsão de ser implementado em outras regiões.

Mercado acirrado

Desde a compra do WhatsApp pelo Facebook em fevereiro, por US$ 19 bilhões, o mercado de mensagens instantâneas tem se acirrado e toma cada vez mais forma, com players mais organizados e fortes. "O setor de mensagens móveis ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento como negócio", opina Proulx "Ainda não há um modelo concreto e nós podemos avaliar múltiplas possibilidades de monetização com nosso portfólio".

Nesse cenário, o anúncio da BlackBerry acontece em um momento no qual a BlackBerry briga não só para manter sua plataforma de mensagens instantâneas relevante entre usuários, mas também como uma tentativa de ajudar a reduzir as perdas da empresa nos últimos meses, além de fechar suas contas no azul no segundo trimestre do ano fiscal de 2015.

Continua após a publicidade

No início de abril, a empresa já havia anunciado uma série de atualizações ao BBM. Além do já citado BBM Shop, a atualização também expandiu a capacidade de compartilhamento de arquivos para documentos de até 16 MB, além de melhorar a ferramenta de envio de imagens.

Em outubro do ano passado, a BlackBerry disponibilizou novos apps do BBM para os sistemas Android e iOS, na tentativa de expandir a base de usuários do serviço e as possibilidades de monetização. A estratégia se mostrou benéfica e, em cerca de dez horas, mais de 10 milhões de novos usuários se cadastraram no serviço. A expectativa agora é de ainda nesse semestre disponibilizar o BBM para a plataforma Windows Phone.