Bing ganha novo logotipo e um design moderno para enfrentar o Google

Por Redação | 17.09.2013 às 15:16

O motor de busca da Microsoft, Bing, está ganhando um novo visual. O antigo logotipo azul agora dá espaço para uma representação com design moderno, que foi estudado durante muito tempo antes de ser lançado.

Depois de passar meses testando e analisando diversas cores e tipos de letra, finalmente a versão final do logo foi apresentada. "O logo é, obviamente, muito importante para nós, muito mais angular, moderno e nítido do que o que usávamos no passado", disse Lawrence Ripsher, responsável pelo novo design, ao site The Verge.

Mas o logotipo não é a única mudança que a Microsoft está fazendo em seu motor de busca que tem a árdua tarefa de competir com o Google. O Bing também foi revisado e reescrito a partir do zero para suportar um design responsivo que se adapte bem em telas de PCs, tablets e telefones.

Um preview do resultado dessas mudanças já está disponível, e podemos ver que o novo Bing traz alguns novos recursos que ajudam os usuários a navegar melhor pelas informações. Duas das grandes alterações ficam por conta dos recursos "Pole Position" e "Página Zero".

A chamada "Página Zero" é um método adotado pelo Bing para fornecer rapidamente uma resposta ou informação antes de uma página de resultados completa. Com o novo recurso, as informações vão aparecer assim que o usuário começar a digitar os termos da pesquisa na barra do Bing. Dessa forma ele pode identificar o assunto correto de sua pesquisa antes que todos os resultados sejam listados.

Página Zero Bing

Novo recurso "Página Zero" do Bing, semelhante ao motor do Google (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Já o recurso intitulado "Pole Position" traz uma nova área no topo dos resultados de busca que responde as consultas diretamente. Quando um usuário é específico em seu termo de busca, como quando digitamos "Previsão do Tempo para São Paulo", os resultados das pesquisas serão exibidos em linha no topo da página com os links das fontes.

A Microsoft também integrou a caixa de informação Snapshot com a seção Sidebar. A novidade vai permitir que os usuários vejam em um mesmo lugar os resultados factuais de suas buscas e também os comentários de seus amigos nas redes sociais sobre esse assunto.

Bing Novo recurso

Na coluna da esquerda é possível ver as notícias, fotos e demais informações acerca do conteúdo pesquisado. Já a coluna da direita mostra os comentários de seus amigos nas redes sociais sobre o assunto (Imagem: Divulgação / Microsoft)