Primeiro funcionário da Apple comenta que foi ele quem apresentou Jobs e Wozniak

Por Redação | 08 de Dezembro de 2014 às 18h15
photo_camera Foto: Divulgação

Steve Jobs e Steve Wozniak foram uma dupla que fez história no comando da Apple, porém Wozniak segue sem Jobs, que faleceu em 2011. Os fundadores da empresa que praticamente deu vida aos computadores domésticos se conheceram em 1971, segundo declaração de Bill Fernandez em entrevista à Tech Republic.

Fernandez também comenta que ele foi o responsável pela parceria e amizade, sendo a pessoa que os apresentou. Tudo aconteceu quando Fernandez estava passeando com Jobs pelo bairro e encontrou Wozniak lavando o carro em frente de casa. Depois de apresentados, eles se deram bem de primeira, tanto pela personalidade, quanto por ambos gostarem de tecnologia.

Não muito tempo depois, eles começaram a trabalhar juntos em projetos profissionais. Ainda na entrevista, Fernandez diz um pouco sobre como era a sua amizade com Jobs durante o ensino fundamental e médio. Ele afirma que os dois eram "nerds" do tipo que não se encaixam na sociedade, além de serem extremamente intelectuais. Basicamente, não eram como as outras crianças da escola que se preocupavam em ter uma vida superficial, tentando ganhar a aceitação dos colegas. Por isso, eles não tinham muitos amigos.

A paixão pela tecnologia foi, na verdade, o que mais aproximou Jobs e Fernandez, que finaliza a entrevista dizendo que grande parte da amizade dos dois foi baseada em longas caminhadas pela vizinhança "falando sobre a vida, o universo e tudo mais", relata.

Sem as tradicionais caminhadas, a parceria não talvez não existiria e nem a Apple seria o que é hoje. Mas não foi só essa a contribuição de Bill Fernandez para a Apple. Ele é conhecido por ser o primeiro funcionário da companhia, trabalhando no desenvolvimento das máquinas Apple I e Apple II, além de outras interfaces.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.