Big Data já está influenciando na tomada de decisões de 75% dos executivos

Por Redação | 06 de Dezembro de 2012 às 14h58
Big Data

A The Economist Intelligence Unit realizou uma pesquisa encomendada pela Capgemini, empresa de consultoria em tecnologia, para mostrar o impacto comercial do Big Data e como ele vai ajudar os líderes de organizações a tomar melhores decisões para os seus negócios.

O conceito de Big Data se refere ao enorme volume de informações que são gerados atualmente e que precisam ser organizados, afinal eles envolvem dados não estruturados provenientes das mais diversas fontes.

Mais de 600 líderes empresariais ajudaram a responder essa pesquisa. Os profissionais escolhidos são de diversos setores da indústria espalhados pelo mundo inteiro. Eles foram questionados a respeito do uso de Big Data em suas organizações, e o resultado mostrou que a coleta e a análise dos dados tem se tornado base para as tomadas de decisões das empresas, e aqueles que conseguem aproveitar corretamente essas ferramentas saem na frente no mundo corporativo.

Falando em números, 75% dos entrevistados acreditam que suas organizações sejam orientadas pelos dados. A grande maioria dos entrevistados (9 de 10) disse que as decisões tomadas nos últimos três anos teriam sido bem melhores se eles tivessem todas as informações relevantes reunidas e organizadas.

Os empresários também apontam que quando o conteúdo não está estruturado (textos, mensagens de voz, imagens e conteúdo de vídeos), fica muito mais difícil interpretá-lo, mas 85% deles dizem que a questão não é apenas sobre o volume de dados gerado atualmente, mas sim sobre a capacidade de analisá-los e agir com base neles em tempo real. Tudo isso demanda um know-how a respeito de Big Data.

Além de influenciar na tomada de decisões das empresas, já foi provado que essa grande quantidade de dados que está sendo gerada a cada dia também vai influenciar diretamente em novas oportunidades de emprego. Segundo o Gartner, a expectativa é que, até 2015, 4,4 milhões de empregos na área de TI sejam criados em todo o mundo para dar conta de tantos dados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.