Big Data: 42% dos líderes de TI planejam investir em solução no próximo ano

Por Redação | 26.03.2013 às 18:14

O Big Data já é uma realidade e, segundo o Gartner, este ano será marcado pela adoção em larga escala das tecnologias relacionadas ao assunto. Isso porque as empresas pioneiras na implantação dessa solução já passaram por um período de experiências considerável, e agora o conhecimento sobre seu funcionamento e resultados deve aparecer com mais força. A empresa ainda prevê que, em 2015, 20% das 1000 maiores empresas terão estabelecido um foco estratégico em infraestrutura de informação, equivalente à de gerenciamento de aplicações.

Apesar de se falar muito sobre como o Big Data pode ajudar as empresas a lidar com o tamanho, velocidade e quantidade dos dados disponíveis, aqueles que enxergarem o sentido de ampliar a gama de fontes de dados com essa solução serão os verdadeiros beneficiados.

O Gartner afirma que, “por meio da integração e análise de variadas fontes de dados, não apenas individualmente, as empresas conseguem atingir os mais extraordinários insights de negócios, otimização de processos e tomadas de decisão”.

E os líderes de TI estão correndo atrás para não deixarem seus concorrentes tomarem a frente nos assuntos referentes ao lançamento das iniciativas de Big Data. Uma pesquisa global realizada pelo próprio Gartner com líderes do segmento de tecnologia da informação mostrou que 42% deles planejam investir nesse tipo de tecnologia dentro de doze meses.

"Agora, as organizações têm mais conhecimento do que é o Big Data e como ele pode transformar o negócio de novas formas. As questões chave mudaram para ‘quais são as estratégias e as habilidades necessárias?’ e ‘como podemos medir e ter certeza do retorno do investimento?’. Muitas empresas ainda estão nos estágios iniciais e poucas têm pensado em uma abordagem empresarial ou, ainda, percebido o profundo impacto que Big Data terá em suas infraestruturas, organizações e indústrias", afirma Donald Feinberg, vice-presidente e analista do Gartner.

E vale lembrar que o Big Data não deve ser uma preocupação ou um foco apenas dos líderes de TI. Todos os profissionais do setor devem ficar atentos, pois já foi dito que são os aplicativos de Big Data que vão reinar na era da informação do consumidor, principalmente aqueles voltados para as áreas comercial e de marketing. Além disso, um estudo também apontou que o Big Data deve gerar 4,4 milhões de empregos na área de TI.

A empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia vai realizar a 'Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center', nos dias 9 e 10 de abril, onde será apresentada uma sessão sobre Big Data e sua influência nos Data Centers, além dos requisitos para que os gestores de TI analisem como poderão gerenciar dados no futuro. Os interessados podem realizar suas inscrições pelo site do Gartner, e até o dia 5 de abril é possível conseguir um desconto no valor da inscrição.

SERVIÇO:

Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center

Site: www.gartner.com/br/datacenter

Datas: 9 e 10 de abril

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, nº 12.551

Horário: a partir das 8h