Barack Obama volta a se encontrar com CEOs de empresas de tecnologia

Por Redação | 21.03.2014 às 14:03

A Casa Branca anunciou que o presidente Barack Obama voltará a se encontrar com CEOs de empresas de tecnologia, como Google, Facebook, Apple e outras, para falar sobre o escândalo de espionagem da NSA. Segundo o governo americano, estão na pauta assuntos relacionados à privacidade dos cidadãos, a proteção das informações individuais e também aos esforços de inteligência e segurança nacional.

Segundo as informações publicadas pelo site Politico, já estão confirmadas personalidades como o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, e o diretor executivo do Google, Eric Schmidt. Ambos já se encontraram antes com o presidente para tratar do assunto e exigir mais transparência quanto à forma como a agência de inteligência realiza suas operações e impõe vigilância sobre os cidadãos.

O encontro acontece em um momento delicado, quando a NSA passa pelo início do que deve ser uma série de reformas ocasionadas pela revelação de seus métodos, vazados pelo ex-analista Edward Snowden no ano passado. Entre as mudanças está o destino do programa de metadados, que coleta dados telefônicos dos cidadãos, e também o sistema PRISM, que prevê o acesso irrestrito aos bancos de dados de empresas, redes sociais e diversos serviços online.

O próprio Zuckerberg, recentemente, disse ter feito uma ligação telefônica para Obama com o intuito de discutir tais questões. Não se sabe se a nova reunião com os CEOs foi uma ideia surgida durante a conversa, mas é bem possível imaginar que sim. O presidente do Facebook é um dos principais defensores da ideia de uma reforma completa na NSA, devido ao fato de seu produto ser, justamente, um dos mais atingidos pelas operações da agência.

A Casa Branca não divulgou a lista completa de executivos que estarão presentes no encontro com o presidente, mas confirmou que a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, foi convidada mas não poderá comparecer devido a problemas de agenda. A reunião acontece nesta sexta (21).