Baixo fornecimento de energia espanta data centers de São Paulo

Por Redação | 08 de Maio de 2013 às 14h48

O fornecimento de energia na cidade de São Paulo está abaixo do necessário para a instalação de novos data centers na região. De acordo com o diretor comercial da Locaweb, Alex Glikas, a Eletropaulo já informou que, até 2018, não conseguirá ampliar o fornecimento de energia na capital paulista.

Como esse é um fator primordial para o funcionamento dos centro de dados, as empresas estão procurando locais alternativos para a instalação de suas novas unidades. "Em função disso, e do incremento dos negócios no Brasil, já estamos avaliando outros lugares fora de São Paulo", disse Glikas.

A declaração foi feita durante o encontro nacional de CIOs, o 'Floripa TICs Fórum 2013', que acontece entre os dias 7 e 9 de maio em Florianópolis (SC). É possível acompanhar o conteúdo do evento ao vivo por meio do site do Floripa TICs Forum.

A empresa, que possui um data center instalado na região da Marginal Pinheiros, optou por criar outro centro em Miami, nos Estados Unidos, principalmente para fugir dos custos brasileiros. Para ter uma ideia, apenas a energia corresponde a 33% dos custos de um data center. "A diferença de preço entre o Brasil e os Estados Unidos chega a 50%, especialmente na área de infraestrutura de telecom e energia", explicou o executivo.

A declaração de Glikas foi feita poucos dias depois de o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciar que o governo brasileiro pretende oferecer benefícios fiscais para as empresas que trabalham com essas centrais de armazenamento de dados. Mas, apesar dos aparentes esforços de Bernardo, esse não é o único problema que mantém os data centers longe do país.

Veja também: [Vídeo] Você sabe o que é e como funciona um Datacenter?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!