Baidu adquire controle do Peixe Urbano

Por Redação | 09 de Outubro de 2014 às 10h59
photo_camera Divulgação

Uma das dez maiores empresas de internet do mundo, o Baidu, anunciou a compra do controle do Peixe Urbano, maior empresa brasileira de e-commerce. Os valores envolvendo o negócio não foram revelados, mas a aquisição certamente representa uma das mais importantes do mercado nacional de internet e tecnologia. O Baidu trará à empresa brasileira acesso à capital e expertise tecnológico, mantendo a atual equipe de atuação à frente das atividades.

O objetivo principal é consolidar o Peixe Urbano como líder no segmento de O2O (online-to-offline) no Brasil. Segundo Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu, "a expansão internacional é uma prioridade para o Baidu e, como parte dessa estratégia, o Brasil é um mercado-chave, onde mais de 50 milhões de pessoas já utilizam nossos serviços todos os dias. A aquisição do Peixe Urbano, uma das empresas mais conhecidas e respeitadas da internet no Brasil, demonstra o nosso comprometimento em investir no desenvolvimento do mercado local em longo prazo".

Em novembro de 2013, o Baidu iniciou as suas operações no Brasil e, em julho deste ano, a empresa anunciou o lançamento de seu buscador em língua portuguesa. Na mesma ocasião do anúncio, o fundador do Baidu, Robin Li, se comprometeu a investir mais de R$ 120 milhões no mercado brasileiro até 2017. A empresa também implantará um Centro de Pesquisas & Desenvolvimento de classe mundial no país. O centro será o sétimo da empresa, que já possui instalações na China, Estados Unidos, Cingapura e Japão. Além disso, a chinesa pretende colaborar com projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

O CEO do Peixe Urbano, Julio Vasconcellos, também se manifestou em relação ao acordo dizendo que "a entrada de uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo como nosso sócio é um enorme reconhecimento, fruto de tudo o que construímos no Brasil ao longo dos últimos 4 anos e meio, impactando positivamente o negócio de dezenas de milhares de estabelecimentos e a vida de milhões de consumidores em todo o país".

Além de aportar investimento financeiro e conhecimento técnico, o Baidu também trará para dentro da empresa brasileira toda sua experiência de sucesso no segmento de ofertas, sendo dona de uma das companhias líderes deste setor no mercado chinês e uma das principais no mundo.

Segundo Johnson Hu, "o investimento no Peixe Urbano permitirá ao Baidu acelerar seu crescimento na internet brasileira e desenvolver com maior rapidez parcerias com fornecedores de serviços que resultem em recursos avançados para nosso buscador em língua portuguesa. Esta aquisição também transmite uma mensagem clara do comprometimento e visão de longo prazo do Baidu com o mercado local".

Com mais de 600 milhões de usuários e um valor de marcado em torno de R$ 180 bilhões, o Baidu estima ter seus produtos altamente reconhecidos e utilizados pela metade da população do mundo até 2019, sendo o Brasil um país prioritário para a companhia.

Já o Peixe Urbano seguirá funcionando como uma entidade própria, só que agora estará dentro do ecossistema do Baidu. Por enquanto, não há qualquer previsão de mudanças na marca, no serviço prestado aos seus clientes e parceiros ou de sua equipe.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.