Aumentam os pedidos dos governos por dados de usuários, diz Google

Por Redação | 18 de Setembro de 2014 às 09h07

Não é apenas a espionagem governamental ostensiva que vem crescendo exponencialmente em todo o mundo. Aumentaram também os pedidos oficiais de revelação de dados feitos por autoridades às empresas de internet. É essa uma das conclusões da mais recente edição do relatório de transparência do Google, documento publicado semestralmente como uma medida da relação da empresa com seus usuários e órgãos superiores.

De acordo com a empresa, entre os meses de janeiro e junho de 2014, governos de todo o mundo registraram cerca de 32 mil pedidos de liberação de informações confidenciais dos usuários. O total representa um aumento de 15% em relação ao segundo semestre de 2013 e revela um crescimento contínuo nesse tipo de solicitação, que chega a 150% desde 2009, quando os relatórios de transparência começaram a ser publicados.

O documento reúne os pedidos feitos por todo tipo de órgão ligado à administração pública, desde forças policiais locais até grandes operações federais. De todos os pedidos realizados, apenas 65% deles foram atendidos, com os outros sendo considerados improcedentes pela empresa norte-americana. Nesse caso, a companhia assume a responsabilidade pela proteção das informações de seus usuários e se mostra disposto até mesmo a responder ações legais, caso necessário.

Os Estados Unidos continuam no topo do ranking de pedidos como estes, tendo feito 40% deles e com um crescimento de 19% no período e mais de 250% desde que os relatórios de transparência começaram a ser emitidos. O relatório do primeiro semestre contou também com a presença de alguns estreantes como Egito, Indonésia, Luxemburgo, Nepal, Albânia e República Dominicana.

Os americanos, porém, não são os únicos com crescimento desse tipo, já que, segundo o Google, existe uma tendência global de aumento nos pedidos de revelação de informação, uma vez que autoridades de todo o mundo tentam controlar o que está sendo dito e feito na internet nos mais diferentes meios disponíveis.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.