Atualização do Google Translate permite traduzir voz e texto instantaneamente

Por Redação | 14.01.2015 às 11:12

Os rumores se confirmaram e agora quem usa o aplicativo do Google Translate em dispositivos Android e iOS poderá realizar traduções em tempo real de uma maneira muito mais prática. A nova atualização do app permite que o usuário fale no microfone do seu smartphone ou apenas aponte a câmera para um determinado texto para realizar a tradução das mensagens.

A novidade é uma mão na roda para aqueles que viajam para países de língua estrangeira e precisam consultar o dicionário a todo momento. Com a nova versão do app, basta que o usuário aponte a câmera para uma placa, por exemplo, sem a necessidade de tirar uma foto, para que seu conteúdo seja traduzido instantaneamente para o idioma desejado. Outro detalhe importante: a ferramenta funciona mesmo se você não tiver uma conexão de internet ou de dados.

De acordo com o comunicado oficial do Google, por enquanto a tradução em tempo real funciona nos seguintes idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, russo, espanhol e português, mas em breve deve ser expandida para outras línguas.

A atualização é resultado da aquisição do Word Lens, um aplicativo de tradução de texto impresso, que aconteceu em maio de 2014.

Mas isso não é tudo. A nova atualização também permite que conversas entre pessoas que falam idiomas diferentes fluam com mais rapidez e naturalidade.

A partir de agora, basta tocar no ícone do microfone do Google em seu dispositivo móvel para que o Translate reconheça automaticamente qual idioma está sendo falado e realize a conversão para o idioma desejado.

A nova versão do Google Translate deve chegar aos dispositivos com Android e iOS nos próximos dias. Lembrando que essa é a primeira vez que recursos avançados de tradução instantânea por meio da câmera e do microfone são disponibilizados também para usuários da Apple.