Atalhos de teclado do Gmail que você deveria estar usando

Por Giancarlo Silva
photo_camera Mashable

Atalhos de teclado são ferramentas extremamente práticas que agilizam o uso de softwares e permitem que sejam acionadas funções rapidamente sem a necessidade de afastar as mãos do teclado. Com o avanço das tecnologias de desenvolvimento web, essa funcionalidade deixou as limitações dos softwares de prateleira e passou a surgir também em aplicações web.

Hoje em dia, não há um serviço sequer disponível na internet que não ofereça atalhos de teclado a seus usuários. Um excelente exemplo é o Gmail, que permite manipular suas funções e gerenciar seus e-mails com poucos toques, agilizando ainda mais o seu uso.

Ativando os atalhos de teclado

Antes de tudo, é necessário ativar os atalhos de teclado no Gmail para poder usá-los. Para isso, basta clicar no botão da engrenagem no canto superior direito da tela e em "Configurações". Na aba "Geral", ative os atalhos de teclado do serviço marcando a opção correspondente.

Atalhos de teclado do GMail

Navegando na interface e escrevendo mensagens

Os atalhos de teclado do Gmail são organizados em dois tipos diferentes: há os atalhos que são permanentemente ativados, mesmo que você não tenha feito o ajuste explicado acima; e os atalhos que precisam ser ativados através das opções e que executam funções mais avançadas de gerenciamento de mensagens.

Entre os atalhos permanentemente ativados, há as teclas de seta para cima e para baixo, que permitem selecionar mensagens na caixa de entrada. Um discreto cursor azul aparece ao lado da caixa de seleção indicando a mensagem selecionada, que pode ser aberta ao pressionar a tecla ENTER.

Quando uma mensagem estiver aberta, é possível passar para uma mensagem anterior ou posterior pressionando as teclas N (de "next", próxima) ou P (de "previous", anterior).

Atalhos de teclado do GMail

Para fechar uma mensagem aberta, basta pressionar a tecla Backspace. A mensagem será fechada e marcada como lida e a caixa de mensagens exibida novamente.

O Gmail também oferece atalhos no editor de texto das mensagens. Você pode pressionar Ctrl + Shift + C para adicionar destinatários com cópia (Cc) ou Ctrl + Shift + B para acrescentar destinatários com cópia oculta (Cco), por exemplo. A tabela abaixo exibe uma lista completa de atalhos disponíveis para o editor de mensagens, que podem ser utilizados tanto no Windows quanto no Mac OS X.

Atalhos de teclado do GMail

Gerenciamento avançado

Entre os atalhos acessíveis com a opção ativada nas configurações, temos opções que permitem abrir o editor de mensagens, acesso fácil à busca, selecionar mensagens e muitas outras opções.

Pressione a tecla C para abrir o editor de mensagens na mesma aba do navegador, Shift + C para abrir o editor em uma nova janela ou D para abri-lo em uma nova aba.

Atalhos de teclado do GMail

Pressione X para marcar a caixa de seleção de uma mensagem na caixa de entrada, E para arquivá-la, S para marcá-la com uma estrela, + para marcar como importante e - para marcar como não importante. Também é possível pressionar ! para marcar a mensagem selecionada como Spam e # para enviá-la para a lixeira.

Em qualquer tela do Gmail você pode consultar uma lista com todos os atalhos de teclado oferecidos pressionando ?.

Atalhos de teclado do GMail

Estes são alguns exemplos de como utilizar atalhos de teclado no serviço de e-mails do Google. Experimente utilizá-los e eles poderão ajudar a tornar sua rotina de trabalho mais produtiva.

Aproveite e também leia: Atalhos de teclado do Twitter que você deveria estar usando

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.