Ashton Kutcher vai ajudar na criação de nova linha de smartphones da Lenovo

Por Redação | 01.03.2014 às 19:04
photo_camera Divulgação

A parceria da Lenovo com o ator norte-americano Ashton Kutcher começa a dar os primeiros resultados. Em entrevista ao site Re/code, o chefe de marketing da companhia, David Roman, afirmou que o astro da série "Two And a Half Men" ("Dois Homens e Meio", no Brasil) será responsável por parte do projeto de uma nova linha de smartphones produzida pela gigante chinesa.

Os produtos farão parte de uma edição especial e limitada de celulares que chegarão às lojas ainda este ano. Kutcher não deve trabalhar diretamente na parte de design dos aparelhos – ou seja, em seu aspecto físico (hardware, tela, espessura) –, mas a companhia garante que ao menos a interface de usuário e o nome da linha de dispositivos serão desenvolvidas pelo ator. Ele também contará com o apoio de uma equipe de designers profissionais para ajudar na tarefa.

"Eu sei que por um lado isso parece estranho, mas é real. Ele não se enxerga como um engenheiro, mas ele é um engenheiro. Se ele identifica algum problema, logo quer resolvê-lo", disse Roman. Vale lembrar que Kutcher já estudou engenharia bioquímica na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, mas não chegou a completar o curso. Por outro lado, o ator tem um bom histórico como investidor: ele é um fundadores do grupo A-Grade Investments, que já apostou em empresas como Foursquare, Airbnb, Spotify, Skype e na companhia Vox Media (dona do site The Verge).

Em todo o caso, as ideias do astro americano devem ser muito bem vindas agora que a Lenovo é dona da Motorola. A companhia, que foi vendida pelo Google por US$ 2,9 bilhões em janeiro, já declarou que uma nova versão do Moto X será lançada até setembro deste ano, e tudo indica que o Moto G, o smartphone mais vendido da história da Motorola, também deve ganhar um modelo atualizado. Quem sabe Kutcher use seu conhecimento em engenharia na produção desses novos aparelhos?

Parceria

Ashton Kutcher foi contratado pela Lenovo em outubro do ano passado para ocupar o cargo de engenheiro de produtos. Na época, foi dito que o ator iria trabalhar com equipes de engenharia para desenvolver e comercializar a nova linha de tablets conversíveis Windows 8, Windows RT e Android. Ele também ficou encarregado de ajudar na criação de novos designs, especificações e softwares.

Para Roman, o conhecimento de Kutcher é fundamental para novas invenções e também para definir produtos e novas experiências aos usuários, além de ser uma celebridade para alavancar o marketing da instituição – o ator tem 15 milhões de seguidores no Twitter e um ranking de 89 pontos na rede social Klout.

"Esta parceria com a Lenovo reúne meu amor pela tecnologia e pelo design, que deixa a vida melhor. Mal posso esperar para mergulhar fundo e ajudar a Lenovo a desenvolver dispositivos móveis de navegação, começando pelo Yoga Tablet", disse o ator. O Yoga Tablet foi o primeiro produto da companhia chinesa a ter Kutcher como garoto propaganda em um comercial. Depois disso, ele não foi mais visto em novas campanhas promocionais da corporação.

Kutcher não é a primeira celebridade a trabalhar para uma empresa de tecnologia. A cantora Alicia Keys ocupou o cargo de diretora criativa da BlackBerry até o começo deste ano, enquanto Will.I.Am é diretor de inovações da Intel. Já Lady GaGa trabalha com a fabricante de máquinas fotográficas Polaroid.