Arquitetura Haswell: veja características dos chips de 4ª geração da Intel

Por Redação | 14.09.2012 às 16:33

O Fórum de Desenvolvimento da Intel deste ano, ou IDF 2012, reuniu vários profissionais e estudiosos em São Francisco nesta semana. E a fabricante de chips revelou detalhes importantíssimos sobre uma nova microarquitetura que será responsável por equipar os processaores Intel Core de 4ª geração. É a tecnologia que ganhou o nome de Haswell.

A Haswell foi apresentada e comparada com o atual Ivy Bridge e se comportou no benchmark gráfico com o dobro do framerate deste chip, utilizando metade da energia do seu antecessor. A microarquitetura e seus resultados representaram um avanço significativo em desempenho de CPU e GPU, ao mesmo tempo em que teve o consumo reduzido em relação aos seus antecessores.

Grande parte da microestrutura Haswell se assemelha com a do Ivy Bridge, como no Turbo Boost e Hyperthreading.

O novo chip tem tudo para entrar forte no mercado em 2013 e utilizará uma microestrutura de 22nm, assim como o Ivy Bridge. Mas, em entrevista ao TechRadar, Mark Bohr, pesquisador sênior da Intel, disse que a equipe de pesquisa está desenvolvendo uma tecnologia de 14nm, que deve ficar pronta no final do ano que vem. Ou seja, em 2014, já poderemos ver CPUs com microestruturas ainda menores.

Novas litografias de 14nm e 19nm utilizarão os mesmos transístores Tri-Gate, que estão hoje presentes na arquitetura do Ivy Bridge. Mas a equipe de pesquisa de Bohr está trabalhando para encontrar soluções que reduzam ainda mais os processos de produção.