Aquisição da Apple indica que Siri pode receber suporte ao português do Brasil

Por Redação | 03.04.2014 às 17:02
photo_camera Divulgação

Lançada no iPhone 4S, em 2011, a assistente pessoal Siri já está disponível em 19 países e nove idiomas diferentes, mas ainda não oferece suporte para o português do Brasil. Até foram feitos alguns programas e modificações que permitiram acrescentar nossa língua ao sistema de voz, mas nada oficial por parte da Apple.

No entanto, há um forte indício de que a Siri poderá muito em breve adicionar o nosso português ao catálogo de idiomas suportados. Isso porque a companhia adquiriu no ano passado a Novauris Technologies, uma empresa especializada em tecnologias de reconhecimento de voz, subsidiária da corporação britânica Dragon Systems, conhecida no mesmo segmento pelos produtos Dragon Dictate e Dragon NaturallySpeaking. De acordo com uma ficha técnica da Novarius, seus clientes incluem nomes como a Verizon Wireless, Panasonic, Samsung, BMW e Alpine.

Acontece que essas tecnologias de reconhecimento de voz da Novauris suportam vários idiomas. Como informa o pessoal do MacMagazine, entre as línguas estão o inglês (dos Estados Unidos, do Reino Unido e de Singapura, alemão, francês (da França e do Canadá), japonês, coreano, espanhol (da Espanha e do México), italiano, mandarim e português (tanto do Brasil quanto de Portugal).

Nem a Apple, nem a Novarius haviam confirmado o acordo entre as duas companhias até esta semana, e até o site da Novauris continua operando normalmente. Contudo, o TechCrunch afirma ter ligado para os escritórios da empresa de reconhecimento de voz e conseguiu falar com Melvyn Hunt, cofundador da companhia, que atendeu o telefone dizendo "Apple" e confirmando de que sua empresa agora trabalha para a gigante de Cupertino.

Atualmente, a Novarius possui escritórios no Reino Unido e Estados Unidos. O TechCrunch ainda diz que Yoon Kim, CEO da Novarius Technologies, está em Cupertino, justamente onde fica a sede da Apple.

Apesar da Maçã não confirmar nenhuma informação, a compra da Novarius é um forte indicativo de que a Apple vai mesmo investir pesado no aplicativo Siri. Novidades sobre a assistente de voz devem ser anunciadas no segundo semestre, quando a companhia revelar novos produtos, entre eles o iPhone 6 e o aguardado relógio inteligente iWatch.