Apple teria fechado parceria com Visa e Master para sistema de pagamentos móveis

Por Redação | 01.09.2014 às 10:53

O grande evento da Apple será praticamente daqui a uma semana e parece que o iPhone 6 e o iWatch não serão as únicas novidades interessantes no dia 9 de setembro.

Segundo um relatório divulgado pela Bloomberg, a Apple também está se preparando para anunciar uma parceria com Visa, MasterCard e American Express para um sistema de pagamento utilizando o iPhone 6 e transformar o aparelho em uma carteira digital.

Espera-se que o smartphone traga consigo a funcionalidade NFC (Near Field Communication) e isso tornaria os pagamentos muito mais fáceis em lojas: bastaria aproximar o iPhone do dispositivo de cobrança, passar o dedo no leitor de impressões digitais e pronto.

Os rumores sobre uma plataforma de pagamentos própria já circulam há algum tempo e os novos relatos reforçam ainda mais a informação.

Como funciona o sistema

Uma carteira digital funciona da seguinte maneira: os usuários armazenam seus dados de cartões de créditos e então o sistema faz o intermédio das transações.

Sistema de pagamento iPhone

Concepção artística de uma máquina de pagamentos usando NFC e iPhone

As grandes vantagens em utilizar tal sistema são, claro, a comodidade e a segurança, além de manter todas as suas compras integradas – App Store, iTunes, compras em aplicativos, etc.

Aparelhos anteriores

Uma má notícia para quem já tem o iPhone 5S é que é bem provável que o sistema não funcione nos aparelhos atuais, por conta da falta do NFC neles. Podem haver alternativas, como o Bluetooth LE (Low Energy), mas por enquanto não há nenhuma informação sobre isso.

Lembramos que tudo não passa de rumores e que até hoje a Apple não deu nenhuma palavra sobre o assunto, como já era de se imaginar. Porém, essas informações são de fontes ditas confiáveis, com contatos na indústria, insiders e analistas com bastante experiência no ramo. Por esse motivo, é bem provável que tudo se torne realidade.

Saberemos isso e muito mais na próxima terça-feira, 9 de setembro, no grande evento da Apple. Fique ligado que faremos a cobertura completa.