Apple registra patentes de telas capazes de sentir a pressão dos toques

Por Redação | 04 de Abril de 2014 às 14h18

Uma tecnologia que pode modificar um pouco a forma como os usuários interagem com as telas sensíveis ao toque, principalmente em jogos, foi registrada pela Apple. Em documentos aprovados pelo escritório de patentes dos Estados Unidos, a companhia apresentou um método que mistura as propriedades capacitivas da tela sensível ao toque com sensores infravermelhos para detectar a pressão que é exercida pelo usuário sobre o display.

Os dispositivos ficam atrás da tela e emitem luzes em ângulos específicos sobre o vidro, em locais que podem ser definidos pelo sistema. A partir da análise do nível de reflexão que os dispositivos seriam capazes de detectar por quanto tempo o usuário teria permanecido com o dedo encostado ao display, bem como a força que ele exerceu durante esse período.

Os capacitores utilizados atualmente pela Apple nos iPhones e iPads entram no momento de detectar exatamente a posição de dedos e diferenciá-los do ar e outros elementos que também possam causar pressão sobre a tela. Além disso, eles servem para detectar os toques múltiplos e permitir que a detecção de pressão possa ser feita em diversos pontos do display ao mesmo tempo.

Todos esses dados combinados entregam ao sistema uma leitura precisa da quantidade de força utilizada pelo usuário e podem servir para os mais diversos fins. Desde a utilização em jogos, com toques mais curtos e leves influenciando na jogabilidade, até para mensurar a frustração e usabilidade de certos softwares, já que toques mais pesados e rápidos podem indicar problemas na utilização.

A tecnologia foi submetida para aprovação pela Apple em 2012 e publicada nesta quinta-feira (03) pelo escritório responsável. Como sempre, não dá para saber se a ideia realmente vai se tornar realidade ou se permanecerá como mais uma na biblioteca de patentes da Maçã.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.