Apple registra patente de tela com três camadas de sensores de pressão

Por Redação | 31.01.2014 às 14:30

A Apple registrou nessa quinta-feira (30) uma patente que descreve uma nova tecnologia de telas sensíveis ao toque que poderá ser utilizada nos próximos iPhones e iPads. Intitulada de "Detecção de gestos e toques através de sensores de força", a patente descreve uma tecnologia de telas sensíveis a diferentes níveis de pressão que oferecerão uma experiência de navegação mais confortável aos usuários dos dispositivos eletrônicos da empresa.

Nova patente de tela sensível ao toque com três camadas de sensibilidade da Apple

Segundo o Apple Insider, ao todo serão adicionadas três novas camadas de sensores que poderão ser colocados abaixo da tela do iPhone e do iPad, ou então na borda dos aparelhos. Com essas camadas, os dispositivos poderão identificar quanta força está sendo aplicada à sua tela e, por intermédio de triangulação, entender melhor os gestos e comandos que estão sendo feitos pelo usuário.

Esses gestos, inclusive, são explicados pela Apple na descrição da patente. Segundo a empresa, os aparelhos conseguirão detectar movimentos cujo início se dá quando a mão está longe da tela. Além disso, a Maçã diz que também conseguirá distinguir quando o usuário quiser executar esses comandos por gestos de quando ele estiver apenas descansando os dedos sobre a tela.

A empresa de Cupertino ainda afirma que o sistema baseado em sensores poderá ser utilizado em qualquer dispositivo de comunicação, o que indica que, além do iPhone e iPad, ele também poderá ser utilizado nos MacBooks.

Nova patente de tela sensível ao toque com três camadas de sensibilidade da Apple

Apesar das novas possibilidades que a tecnologia poderá trazer, é possível que ela nunca saia do papel e jamais chegue até o consumidor final. A Apple e outras companhias têm um longo histórico de registro de patentes que jamais foram utilizadas e pode ser que essa seja mais uma. Vamos esperar para ver.