Apple registra patente de sistema para prever humor do usuário

Por Redação | 03 de Fevereiro de 2014 às 17h34

A Apple registrou uma patente que pode representar a próxima geração de conteúdo direcionado. De acordo com os documentos registrados pela empresa junto ao escritório americano que regula as propriedades de tecnologia, a empresa está desenvolvendo um sistema capaz de detectar o humor do usuário e entregar conteúdos e anúncios de acordo com o que cada um está sentindo no momento.

Para obter isso, a Maçã dispensa recursos comuns nesse tipo de tecnologia, como é o caso de questionários que devem ser respondidos. Com o tempo, afirma a empresa, esse tipo de avaliação deixa de ser importante e começa a dar resultados errados, uma vez que o usuário apenas responde qualquer coisa para seguir em frente. A ideia da empresa, então, é obter essas informações de forma mais transparente.

Na patente, diversas possibilidades são citadas, como a utilização de determinados aplicativos, a escolha de entretenimento como músicas ou vídeos, posts em redes sociais ou a forma como o usuário reage a convites ou contato de terceiros por meio dos serviços digitais. A ideia é ciar um sistema que vá se aprimorando aos poucos e conhecendo os gostos do usuário quanto mais ele utilizar um aparelho da Apple.

Preocupada com a publicidade, a empresa também incluiu a necessidade de mecanismos de segurança em sua tecnologia. De acordo com a patente, a ideia é permitir que os usuários escolham exatamente quais aplicativos usarão o sistema e se agências de publicidade poderão utilizar as informações para entregar anúncios direcionados. Além disso, a ideia é permitir uma desativação completa do sistema ou a seleção de durante quanto tempo tais dados ficarão armazenados.

O registro de patentes, claro, não indica uma aplicação prática da tecnologia. Além disso, o The Register aponta para a ausência de um mecanismo que possa analisar a voz dos usuários em busca de padrões de humor, algo que poderia tornar a análise da Apple incompleta e ainda mais complicada de ser aplicada nos aparelhos da marca.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.