Apple registra patente de iPhone com botão analógico para games

Por Redação | 16 de Janeiro de 2015 às 11h25
photo_camera Divulgação

Basta entrar na Google Play ou App Store para constatar que os games estão entre as categorias mais baixadas por donos de smarpthones. No entanto, quem tem um aparelho desses sabe que, apesar da praticidade de poder jogar em qualquer lugar, ainda é bem complicado testar vários títulos pela tela do gadget. Sabendo desse problema, a Apple pode apresentar uma proposta bem útil para quem joga games no celular: incluir um direcional analógico no próprio dispositivo.

É isso o que sugere uma patente registrada nesta quinta-feira (15) pela Maçã nos Estados Unidos. De acordo com o site MacRumors, o design dos aparelhos não sofreria nenhuma alteração para comportar o recurso. Em vez disso, o botão Home do iPhone ou do iPad, que também suporta o leitor de impressões digitais Touch ID, poderia ser transformado em um joystick que "salta" do corpo do tablet ou smartphone quando o usuário quiser usá-lo para realizar tarefas sem a função touchscreen.

O recurso se assemelha bastante aos controladores analógicos presentes nos portáteis Nintendo 3DS e PlayStation Vita e aparentemente poderá ser movido em várias direções. Depois que o dono terminar de jogar o game, basta pressionar o botão para que ele volte ao seu estado original. Esse processo é detalhado nas imagens abaixo, que mostram o recurso em um dispositivo bastante parecido com o iPhone 6.

iPhone 6 games
iPhone 6 games

Segundo o documento da patente, o simples fato de um botão dedicado a games pode aprimorar a experiência do usuário, principalmente de jogadores mais hardcores, já que reduz a quantidade de dedos na tela do aparelho e permite uma melhor visualização do conteúdo. Além disso, a empresa acredita que a função pode dispensar custos extras, como controles externos e outros acessórios para jogar games em dispositivos móveis.

Vale lembrar que o registro de patentes é algo comum e feito por várias empresas e não implica no lançamento comercial daquele conceito ou tecnologia. Contudo, uma opção como essa foge dos protótipos malucos de outras patentes e pode sim chegar a um iPhone ou iPad. O MacRumors destaca que o primeiro iGadget que poderia se beneficiar dessa novidade é o próximo modelo do smartphone da Apple, que deve ser o iPhone 6s. A expectativa é que o aparelho seja apresentado no segundo semestre deste ano.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.