Apple registra patente de fones com sensores para saúde e fitness

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2014 às 16h00

Os rumores de que a Apple está tentando expandir a partir do mundo mobile também para a área de saúde ganharam força nesta terça (18), quando a Apple obteve o registro de uma tecnologia para acompanhar sinais vitais por meio de fones de ouvido. O acessório seria voltado para a prática de exercícios físicos ou atividades mais pesadas.

Segundo os documentos registrados pelo USPTO, o escritório responsável pelas patentes nos Estados Unidos, o equipamento seria capaz de monitorar a frequência cardíaca, transpiração, temperatura e outros aspectos do usuário. A ideia é garantir um melhor acompanhamento das rodadas de exercícios e a geração de relatórios médicos.

Acelerômetros e outros sensores de alta sensibilidade poderiam ser acoplados a fones de ouvido intra-auriculares ou não, que se comunicariam por fios ou Bluetooth com um aplicativo para iOS. Há ainda opções de equipamentos que poderiam ser retirados após o uso ou opções mais permanentes, integrados ao acessório.

Os sensores também teriam um uso “extra”, pois, além de monitorar os sinais vitais do utilizador, também seriam capazes de detectar os movimentos da cabeça. Isso permitiria que os usuários modificassem a música que está sendo reproduzida no momento sem a necessidade de usar as mãos ou interromper a concentração durante os exercícios.

Como sempre falamos, o registro de patentes nem sempre significa um trabalho efetivo na tecnologia e pode representar, apenas, uma proteção de marca. Ainda assim, os rumores sobre o foco maior do iOS 8 e da Apple como um todo em soluções para saúde e fitness é um rumor cada vez mais presente, uma fogueira que se torna ainda mais forte com o registro recém-obtido pela empresa.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.