Apple registra patente de câmera que ajusta foco das fotos depois de tirá-las

Por Redação | 26.11.2013 às 18:38
photo_camera Divulgação

Você se lembra das câmeras Lytro? Anunciado em 2011, o projeto veio com uma ideia revolucionária no mundo da fotografia por permitir ajustar o foco das imagens depois de capturá-las – um sistema de foco múltiplo que grava vários pontos do retrato em um único arquivo.

Bom, e se essa tecnologia fosse aplicada diretamente em dispositvos móveis, como tablets e smartphones? É o que sugere uma nova patente da Apple, aprovada só agora nos Estados Unidos. Segundo o Apple Insider, trata-se de um mecanismo semelhante ao das câmeras Lytro, capaz de mudar o foco em um computador ou serviço depois de bater as imagens pelo aparelho fotográfico.

No documento, a Apple cita a própria tecnologia Lytro como base, mas descreve que desenvolveu melhorias no recurso, batizado pela Maçã como "lente plenóptica". As principais diferenças estão nas resoluções disponíveis para captura e na qualidade das imagens, além de um adaptador móvel que, quando acoplado na parte externa do dispositivo, pode alternar entre dois modos distintos: um padrão para fotos em alta resolução, como o do iPhone, e outro de baixa resolução para ajuste posterior de foco, como o da Lytro.

Esse adaptador citado no documento é parecido com as lentes inteligentes Sony QX10 e Sony QX100, que podem ser anexadas a smartphones para aumentar a qualidade das fotografias. A patente foi registrada pela Apple em 2011, mas só agora a empresa conseguiu liberação pelo órgão regulador norte-americano.

Pantente - Apple Lytro

Não há previsão de quando essa tecnologia será implantada nos produtos da companhia. No entanto, vale lembrar que a Apple concluiu nesta semana a compra da PrimeSense, empresa israelense responsável pelo desenvolvimento da primeira versão do Kinect. Logo, é de se esperar que ambas as tecnologias sejam incorporadas nos dispositivos com câmera da Maçã nos próximos anos.