Apple registra patente de automação doméstica

Por Redação | 06 de Novembro de 2013 às 16h30

Se a informação de uma nova patente registrada pela Apple estiver correta, a empresa continua fazendo com que o departamento de inovação trabalhe bastante. De acordo com o AppleInsider, a nova patente permite que os usuários liguem ser aparelhos domésticos através de seus gadgets, como iPhones e iPads.

O site TechCrunch aponta que o funcionamento do sistema é parecido com o Reminders, do iOS. A diferença é que pode “essencialmente ligar ou desligar completamente um cômodo ou um escritório, e prepará-lo para a chegada do usuário”.

De fato, o que a Apple descreve na patente é muito mais avançado que o Reminders. O objetivo final da patente é ter certeza que os objetos domésticos, ao redor do usuário, respondam e sejam ativados sem sua interação. Muito disso envolve previsões dos hábitos dos usuários, adquiridos com os dados de aparelhos como iPhones e chaveiros inteligentes. Um exemplo prático: um aparelho de ar-condicionado pode ser ligado quando o usuário entrar no alcance de uma torre de celular específica.

Parece ótimo na teoria (apesar de levantar preocupações com a privacidade, sem dúvidas), mas a grande questão é: quanto os usuários terão que participar de fato, e como vai ser a compatibilidade com aparelhos que não sejam da própria Apple. A logística futurista empregada no conceito não parece ser algo que já esteja disponível nos próximos anos, mas, no entanto, é uma pequena demonstração do que a Apple está preparando para o futuro do iOS.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.