Melhor impossível: Apple recebe pelos produtos antes de pagar pela matéria prima

Por Redação | 23.07.2012 às 17:55

O jornal The Wall Street Journal publicou uma matéria nesta segunda-feira (23) afirmando que a Apple recebe o valor dos seus produtos vendidos antes mesmo de quitar sua dívida com os fornecedores de matérias primas.

No último ano fiscal, os fornecedores demoraram, em média, 83 dias sem receber depois de terem faturado os materiais (Foto: Reprodução/Exame)

Fábrica Apple produtos

“Esse fluxo acontece, em parte, porque a Apple tem o poder incrível de negociação com seus fornecedores. Em média, no ano fiscal de 2011, a empresa não pagou seus fornecedores por 83 dias depois de os materiais terem sido faturados", afirmou o analista Tonu Sacconaghi, da Sanford C., para o jornal. No entanto, a Apple tem recolhido o dinheiro dos seus clientes muito mais rápido, em apenas 18 dias, atesta a publicação.

Segundo o 9to5Mac, o cenário descortinado pelo renomado jornal é muito simplista, já que leva muitos meses para uma empresa definir as linhas de montagem de dispositivos, incluindo testes e tolerância de falhas.

A Apple também utiliza outra medida de aumento dos lucros pouco apreciada pelos investidores: o uso do capital empregado. A maioria das empresas tem que investir mais capital para aumentar seus lucros. No entanto, no seu último ano fiscal, a Apple aumentou seus lucros em 84%, mas o seu capital empregado diminuiu.

A reportagem mostra esses dados a apenas alguns dias de se realizar a conferência da Apple sobre os resultados do terceiro trimestre fiscal, que acontecerá no dia 24 de julho. A imprensa aguarda ansiosa pelos resultados, já que muitas empresas apresentaram perdas no mesmo período devido a quedas das vendas de PCs e a crise do euro.