Apple quer que você desbloqueie seu iPhone usando selfies

Por Redação | 03 de Abril de 2015 às 11h55
photo_camera Divulgação

Digitar uma senha numérica? Rabiscar a tela? Pressionar o dedo em um leitor de impressões digitais? Esqueça tudo isso para poder desbloquear seu smartphone, pois no que depender da Apple você poderá liberar o aparelho para utilização apenas com uma selfie.

Essa é a proposta de uma nova patente registrada pela companhia no U.S. Patent Office (USPTO). Embora a tecnologia só tenha sido documentada agora, o arquivo mostra que a empresa tem desenvolvido a ferramenta desde 2011. E seu funcionamento é bastante simples: basta o usuário se posicionar diante da câmera frontal do iPhone. A foto capturada naquele momento então é sincronizada com uma imagem armazenada nas configurações do recurso e, se as duas coincidirem, o telefone é desbloqueado na hora.

Além do dono do smartphone, a patente descreve ser possível adicionar outros rostos à função. Se não detectar mais ninguém perto da câmera ou se a face escaneada não for reconhecida, o celular é bloqueado novamente. "No interior da invenção, o aparelho é configurado para automaticamente travar ao perceber que o rosto do usuário não está mais presente na imagem capturada pela câmera embutida", diz o texto da patente.

O documento ainda cita que a tecnologia pode ser usada em vários produtos da Apple, como o iPhone, iPad ou até mesmo em um possível iCar.

Selfie

Patente indica recurso que poderá destravar iPhone com uma selfie. (Foto: USPTO)

Apesar do recurso ser inédito para usuários dos iGadgets, a opção de reconhecimento facial não é nova, especialmente nos aparelhos com o sistema operacional concorrente, o Android. A maioria dos dispositivos com a plataforma móvel do Google já possuem a função, mesmo que de formas alternativas e não-oficiais, como em aplicativos na Play Store.

Mais recentemente, o fundador da Alibaba, Jack Ma, demonstrou o "Smile to Pay" (sorria para pagar, na tradução livre), um sistema ainda em fase experimental que permite aos usuários desbloquear seus aparelhos e até pagar contas usando selfies. De acordo com o executivo, sensores biométricos são bons, mas ainda são bastante limitados, uma vez que são poucos os dispositivos equipados com a tecnologia. Por isso, um simples autorretrato seria a solução, já que quase todos os celulares intermediários ou topo de linha possuem câmera fotográfica frontal.

Vale lembrar que o fato da Apple registrar esse tipo de patente não significa que a companhia vai mesmo lançar a tecnologia. É comum que as empresas queiram proteger suas criações e evitar que elas sejam utilizadas pelas rivais. No entanto, as selfies se tornaram mania entre todos os usuários de smartphones, o que justificaria o lançamento de um sistema de desbloqueio que utilize esse recurso.

Fontes: Re/Code, USPTO

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.