Apple quer combater spam com o uso de emails “descartáveis”

Por Redação | 14 de Fevereiro de 2014 às 16h27
photo_camera Hype Science

Dê uma olhada em sua caixa de spam neste momento e perceba a quantidade de mensagens indesejadas contidas lá. Agora, adicione a isso as propagandas, ofertas e todo tipo de proposta não requisitada recebida na caixa de entrada e tenha uma pequena noção da quantidade de emails do tipo que rodam por essa internet todos os dias. A Apple registrou uma patente que tenta combater esse mal.

Usando um sistema de emails “descartáveis”, a empresa quer criar contas fantasmas que poderiam ser utilizadas pelos usuários para cadastro em serviços ou envio de contatos por redes sociais, por exemplo. Caso um grande fluxo de spams seja detectado, o utilizador tem condições de saber exatamente quais instituições estão adotando a prática e tomar ações para interrompê-la.

Em um exemplo citado no documento registrado junto ao Escritório de Patentes dos Estados Unidos, um sistema de tags é usado para identificar uma série de emails usados para cadastros. Todas as mensagens são redirecionadas a um endereço principal e, assim que o usuário percebe que está recebendo um grande fluxo de spam, tem condições de identificar exatamente qual serviço está fazendo isso e bloquear completamente as contas fantasmas.

Além disso, o sistema seria capaz de lidar também com as respostas enviadas pelo usuário, ocultando o endereço de email padrão e encaminhando a mensagem ao destinatário a partir de uma das contas descartáveis. Assim, a proteção ganha mais uma camada de anonimato.

O documento cita ainda uma série de aplicações práticas, como plug-ins para navegadores, versões baseadas completamente na web e programações para compatibilidade com clientes de email. Além disso, a Apple cita a criação de aplicativos e softwares dedicados exclusivamente ao sistema.

A patente foi submetida para aprovação em 2012 e apenas agora foi publicada pelo Escritório de Patentes dos Estados Unidos. Não existem informações sobre a aplicação prática de tal serviço.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.