Apple: programa dará aos funcionários um tempo para tocarem projetos pessoais

Por Redação | 13.11.2012 às 12:16

A Apple, com base em um política há muito existente no Google, introduziu recentemente um programa que garante a um seleto grupo de funcionários um tempo livre durante a semana para cuidar de seus projetos pessoais, intitulado Blue Sky.

O The Wall Street Journal afirma que o programa Blue Sky faz parte de uma série de modificações no ambiente de trabalho implantadas por Tim Cook, logo após ter assumido a presidência da companhia de Cupertino.

O programa do Google garante a todos os seus funcionários 20% do tempo de sua jornada de trabalho semanal para trabalharem com seus projetos pessoais, dando a todos a oportunidade de colocar sua criatividade em prática e, quem sabe, até anunciarem o lançamento do próximo grande produto da empresa, como foi o caso do Google News e do Gmail, que surgiram dos períodos de brainstorm dos funcionários.

Tim Cook

Com a saída de Scott Forstall, as diretrizes do programa não estão muito claras

No entanto, a iniciativa da Apple é um pouco mais limitada com relação ao tempo disponível para os funcionários cuidarem de suas próprias ideias. E com o recente abalo estrutural da empresa com a saída de Scott Forstall, um dos responsáveis pelo Blue Sky e pelo Mapas do iOS 6, ainda não se sabe ao certo o futuro do programa.

Durante o regime de Steve Jobs, falecido em 2011, esta medida era algo completamente impossível, mas com Cook no comando, muitas das relações entre funcionários mudaram devido a sua característica mais amigável.