Apple pode inaugurar mais uma fazenda de energia solar para seus data centers

Por Redação | 08 de Janeiro de 2014 às 14h25
photo_camera Divulgação

A Apple é uma das pioneiras em tentar utilizar energia limpa nos seus data centers, que consomem uma quantidade monstruosa de eletricidade. Recentemente, a empresa anunciou que está em processo de adquirir terras para a construção de mais uma fazenda de placas solares.

Placas solares Apple

A empresa já possui um data center que funciona com energia solar na cidade de Maiden, na Carolina do Norte. O segundo data center a ser movido por energia limpa fica na cidade de Prineville, no Estado do Oregon, costa oeste dos EUA (logo acima da Califórnia).

Além de alimentar o data center, a companhia planeja vender o excedente para as próprias companhias elétricas locais, de onde a Apple compraria a energia, assim como já faz com sua usina na Carolina do Norte e mais uma outra fazenda de placas solares em Nevada.

A medida vai um pouco contra o que é mais comum nas empresas de internet que precisam de grandes data centers. Companhias como Google e Facebook também se preocupam em utilizar energias limpas, porém não é de costume elas serem donas das usinas, e sim comprar a energia da empresa produtora.

Segundo o GigaOm, a cidade de Prineville está se tornando um polo de data centers, pois possui os incentivos que as empresas procuram para instalar esse tipo de estrutura: energia confiável e barata, terras baratas, água abundante por perto e a preocupação por gerar energia limpa.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.