Apple pode encerrar acordo de uso do mecanismo de busca do Google

Por Redação | 03.03.2015 às 11:53

Investidores do Google estão preocupados com a possibilidade da Apple retirar o motor de busca da gigante da web como padrão nos dispositivos que usam iOS. Tal manobra afetaria diretamente as receitas de publicidade móvel do Google.

De acordo com informações do Business Insider, analistas do UBS disseram que os investidores têm razões para estarem preocupados, mas eles não acham que o negócio seja tão grande quanto estão pintando. Se o Google deixasse de ser o mecanismo de busca padrão em gadgets da Maçã, a receita líquida cairia 3%.

"Nós estimamos que o Google está prestes a gerar US$ 7,8 bilhões em receita bruta (US$ 5,6 bilhões líquidos) em seu negócio móvel para iOS em 2015, o que equivale a aproximadamente 10% da receita bruta para o ano. Isso representa uma quantidade substancial de receita em risco, mas acreditamos que esse enfraquecimento será muito menor do que muitos investidores esperam", disse o UBS.

Basicamente, a empresa de serviços financeiros acredita que, mesmo que a Apple concretize a mudança, cerca 50% dos usuários de navegadores móveis irão mudar o padrão de volta para o Google. Aplicando todas as taxas e percentuais devidos, caso a Apple não renove o acordo com o Google, a perda potencial da gigante das buscas no mercado de buscas móveis pode chegar a 25%.

As opções da Apple para substituir o Google em seus dispositivos com iOS são os concorrentes Yahoo! ou até mesmo o Bing, da Microsoft, que já é utilizado para alimentar a Siri. Ou quem sabe até a empresa da Maçã possa desenvolver o seu próprio motor de buscas - já pensou?