Apple quer desenvolver sistema de pagamentos móveis

Por Redação | 27 de Janeiro de 2014 às 11h30
Divulgação
Tudo sobre

Apple

O iPhone 5s foi o primeiro celular do mercado a contar com uma nova e promissora tecnologia: a biometria. O problema é que o recurso serve apenas para destravar o aparelho, no caso, através da impressão digital com o chamado "TouchID". Mas, ao que tudo indica, a ferramenta pode ganhar novidades em breve: segundo informações do The Wall Street Journal, a Apple está desenvolvendo um sistema de pagamentos móvel que vai permitir aos usuários pagar por produtos ou serviços usando o smartphone.

Fontes disseram à publicação que o projeto ainda está em fase inicial e ainda não há uma data para anúncio ou lançamento. No entanto, há indícios de que a empresa está realmente produzindo o tal sistema. Eddy Cue, chefe do departamento do iTunes e da loja de aplicativos App Store, se reuniu com executivos da indústria para discutir o interesse da Apple em lidar com pagamentos de bens e serviços físicos em seus dispositivos.

Outra pista do interesse da companhia na criação do sistema é a mudança de cargos de Jennifer Bailey, que agora parece ter assumido o comando do projeto - antes, ela era uma das responsáveis pela loja virtual da Apple. Inclusive, Bailey já teria feito reuniões com pelos menos cinco empresários do mercado de pagamentos móveis.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Apesar dos rumores, não se sabe quais são os planos da Maçã em relação a essa tecnologia. Contudo, um especialista do setor acredita que o TouchID seria incorporado ao mecanismo como medida de segurança. Ao realizar uma compra, por exemplo, o consumidor precisaria colocar o dedo no leitor de impressões digitais para concluir a transação online.

Além disso, é provável que o sistema funcione em conjunto com o iTunes. O serviço já possui um serviço próprio de pagamento de diversos tipos de conteúdos, como filmes, livros e músicas comprados pela plataforma, o que pode facilitar no desenvolvimento do sistema de pagamento móvel.

Fato é que a Apple entrará em um mercado que cresce cada dia mais caso lance o projeto para pagamento no iPhone. A estimativa de empresas de pesquisas da área é que somente os norte-americanos vão gastar US$ 90 bilhões com pagamentos em plataformas móveis em 2017, contra apenas US$ 12,8 bilhões de 2012.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.