Apple pode comprar empresa para melhorar tela e bateria do iPhone

Por Redação | 02 de Abril de 2014 às 12h55
photo_camera Divulgação

Enquanto as telas dos aparelhos celulares se tornam melhores e o poder computacional dos dispositivos cresce, a autonomia de bateria torna-se cada vez mais um desafio para as empresas. E em busca de se posicionar melhor nesse combate, a Apple estaria disposta a adquirir parte da japonesa Renesas Electronics, que desenvolve uma tecnologia capaz de incrementar a resolução dos displays sem aumentar a necessidade energética dos equipamentos.

As informações aparecerem nesta quarta-feira (02) no jornal japonês Nikkei. De acordo com elas, a Maçã estaria interessada especificamente na Renesas SP Drivers, uma joint venture da companhia com a Sharp e a Powerchip para a criação de componentes mais eficientes para as próximas gerações do iPhone.

A negociação prevê a compra de 55% da subsidiária pela Apple, o que representa a participação completa da Renesas na joint venture e o comando praticamente total da empreitada. Assim, a fabricante poderia trazer para si a tecnologia que seria um dos focos de seus aparelhos futuros, em vez de confiar em terceiros para a produção de componentes tão importantes.

A aquisição já estaria em seus estágios avançados e, apesar de ainda não anunciada oficialmente, teria conclusão prevista para o início do segundo semestre. A Sharp também teria se mostrado bastante interessada na operação, dispondo-se a, inclusive, vender seus 25% de participação na empreitada caso a Apple mostre interesse em um controle ainda maior. A Powerchip, que é responsável pela fabricação dos equipamentos, detém o restante da participação.

A relação entre Apple e Renesas já é antiga. A empresa, que normalmente faz acordos com diversas fabricantes para a produção dos componentes, tem toda sua linha de montagem de telas para o iPhone concentrada na empresa japonesa. Sendo assim, o negócio traria mais autonomia à companhia e permitiria um posicionamento melhor na batalha por displays melhores, um dos pontos principais da guerra dos smartphones.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.