Apple patenteia tecnologia que usa o iPhone para ligar carro

Por Redação | 04.02.2015 às 09:47
photo_camera Divulgação

Se depender da Apple, futuramente as chaves do seu carro serão trocadas por iPhones. A empresa de Cupertino registrou uma nova patente referente a um dispositivo portátil capaz de ativar um veículo por meio da transmissão de mensagens.

O que a Apple descreve é uma maneira de conectar o iPhone ao veículo por meio do Bluetooth, permitindo que os motoristas travem e destravem as portas do carro, liguem o motor, estabeleçam configurações personalizadas para o automóvel e até mesmo desliguem o veículo durante um período de tempo predeterminado.

Patente Apple

É claro que nem sempre o registro de uma patente significa que o projeto em questão vai sair do papel. A própria Apple registra milhares de patentes apenas de forma preventiva, ou até mesmo para enganar os concorrentes em possíveis processos judiciais.

De qualquer forma, a indústria tem mostrado um avanço significativo em relação à tecnologia presente no setor automotivo. A BMW já possui uma tecnologia que permite que seus clientes utilizem o smartphone como uma espécie de controle remoto inteligente para trancar ou destrancar o automóvel. Mas um bug recém-descoberto no software mostra que as pessoas podem hackear carros sem autorização. Esse é apenas um exemplo dos desafios que envolvem tecnologias deste tipo.

Fonte: http://www.cultofmac.com/310866/iphone-start-car-get/