Apple: novo comercial dos 30 anos do Mac foi feito com 100 iPhones em 15 cidades

Por Redação | 03.02.2014 às 18:31
photo_camera Macintosh 30 anos

Dia 24 de janeiro de 2014. Há 30 anos Steve Jobs apresentava ao mundo o primeiro computador pessoal lançado pela Apple, o Macintosh. Apesar de custar US$ 2.500, um preço que hoje seria considerado bastante elevado, o PC era um dos mais baratos em comparação com outros modelos na época. E por mais que o Windows tenha conquistado mais usuários, não se pode descartar a importância do Mac para os dispositivos atuais, já que foi ele o responsável por inspirar a criação do sistema operacional iOS, bem como pela popularização da interface gráfica e do mouse.

Desde o dia 24 a empresa tem feito pequenas homenagens para comemorar o lançamento do Macintosh, na década de 80. Nesta segunda-feira (3), a Maçã publicou um novo vídeo para celebrar a data, intitulado apenas "1.24.14", data dos 30 anos do anúncio do primeiro Mac.

Segundo informações do blog de tecnologia Re/Code, a campanha foi filmada durante todo o dia 24 de janeiro, simultaneamente, em 15 cidades diferentes espalhadas pelos 5 continentes. As gravações foram feitas usando um total de 100 iPhones do modelo 5S, totalizando mais de 70 horas de imagens que, posteriormente, foram transformadas em 1 minuto e 28 segundos – as edições aconteceram em Macs na semana passada.

"30 anos atrás nós mostramos o Macintosh. Foi uma promessa de colocar a tecnologia nas mãos das pessoas", diz a empresa no vídeo. A mensagem da Maçã concentra-se em exibir todas as coisas que as pessoas podem fazer não apenas com o Mac, mas também com outros produtos da companhia.

Para quem não viu o vídeo da última semana, assista:

O primeiro Macintosh chegou a 500 mil unidades vendidas em 1985. Dois anos depois, a Apple bateu a marca de um milhão de computadores comercializados, um número bastante expressivo para o mercado na década de 80. No mesmo ano (1987), a empresa lançou o sucessor Macintosh II, o primeiro modelo a trazer a CPU separada do computador.

Veja também: Assista à primeira demonstração pública do Mac