Apple libera atualizações para o iOS e OS X Yosemite

Por Redação | 27 de Janeiro de 2015 às 18h51

A Apple liberou nesta terça-feira (27) atualizações para correções em seus dois sistemas operacionais mais populares. O iOS 8.1.3 vem para resolver falhas e melhorar estabilidade e desempenho, enquanto o OS X Yosemite 10.10.2 traz aperfeiçoamento na segurança, no serviço de nuvem iCloud Drive e em conexões.

Segundo o Giga Om, a Apple afirmou que a atualização 8.1.3 do iOS já começa aperfeiçoada por exigir menos tempo para ser executada. É bom lembrar que as primeiras versões liberadas pela companhia levavam muito tempo para completar a tarefa e ocupavam enorme espaço na memória interna dos aparelhos. Em termos de comparação, o iOS 8.0 vinha num download de 1.1 GB e precisava de mais de 5 GB para instalação. O 8.1.3 precisa de apenas 247 MB.

Entre os bugs corrigidos, estão alguns que afetam os serviços de identificação Apple ID e busca Spotlight, além da execução de múltiplas tarefas em iPads. Há também uma alteração com uma definição vaga, que "adiciona novas opções de configuração para educação de testes padronizados".

Para checar se a atualização já está disponível acessando o menu do aparelho: Configurações > Geral > Atualização de software.

Já a nova versão do sistema operacional de mesa Yosemite, segundo o Apple Insider, resolve um problema generalizado que pode ter causado inexplicáveis quedas de comunicação de Macs em redes Wi-Fi. Além deste bug, a atualização corrige falhas relacionadas a conexões lentas, também em Wi-Fi.

A Apple também diminuiu um potencial problema de privacidade, consertando uma brecha no serviço de buscas Spotlight. Esse erro permitia que imagens pudessem ser carregadas em previews de e-mails, mesmo com essa função desabilitada no aplicativo do serviço de correio.

Também devem ser incluídas correções de segurança adicionais, incluindo uma já antiga vulnerabilidade na conexão de periféricos via Thunderbolt e duas novas brechas no Project Zero do Google, reveladas na semana passada. Essas atualizações ainda não estão confirmadas e devem ser publicadas em breve pela companhia.

Outro problema resolvido pela nova versão do Yosemite é a melhor sincronia de áudio e vídeo com as conexões Bluetooth, inclusive com alta de desempenho no VoiceOver, em recursos destinados aos usuários com deficiência visual. O VoiceOver, aliás, também teve mais uma correção, com relação a um problema que fazia o leitor de movimentos ecoar caracteres enquanto eles eram introduzidos no texto.

O diretório em nuvem iCloud Drive agora pode ser acessado pelo usuário na interface Time Machine, o que pode ser muito útil pra quem aproveita o sistema de backup nativo da Apple. Outros problemas diversos, como mudança inesperada de idiomas, foram solucionados no Safari, que, após esta atualização, promete estar mais seguro e estável.

A versão 10.10.2 do OS X Yosemite estará disponível a partir da guia de atualizações do Mac na App Store. O lançamento para o público deve chegar na próxima semana, quando a Apple já terá veiculado a quinta e última versão beta desta atualização para os desenvolvedores.

Fonte: https://gigaom.com/2015/01/27/ios-8-1-3/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.