Apple lançará iPhone 6 em dois tamanhos e iWatch com tela flexível, diz NYT

Por Redação | 05 de Setembro de 2014 às 11h40
photo_camera Divulgação

Nos últimos dois anos, fomos bombardeados com diversos rumores sobre dois novos produtos que a Apple pode anunciar na próxima semana, em um evento no dia 9 de setembro, em Cupertino, na Califórnia (Estados Unidos). São eles: o iPhone 6 e o iWatch. Agora, a poucos dias de serem revelados, Brian X. Chen, do jornal The New York Times, publicou uma reportagem confirmando dois boatos antigos sobre esses produtos.

O primeiro é o que todo mundo já sabe: o novo iPhone deve mesmo ser lançado em dois tamanhos diferentes. Essa era uma informação que já tem sido dada como certa por especialistas e inúmeros vazamentos da linha de produção dos aparelhos, que devem contar com um display de 4,7 polegadas, o modelo menor, e 5,5 polegadas, o maior. Ambos viriam com um design mais sofisticado, caracterizado principalmente pela espessura dos dispositivos - a menor até agora em um smartphone da Maçã. Outra especificação é o chip NFC, que deve ser utilizado para o sistema de pagamentos móveis que a companhia está densenvolvendo.

No entanto, a grande novidade do iPhone 6 é um recurso inédito no sistema operacional iOS, que já existe em alguns celulares da Samsung, como o Galaxy Note. Trata-se de um modo que irá permitir ao usuário manusear o smartphone com apenas uma mão. Dada as possíveis proporções do iPhone com tela de 5,5 polegadas, faz todo o sentido a empresa colocar uma funcionalidade como esta, já que utilizar gadgets maiores no dia a dia (comparado a outros telefones menores) é um pouco complicado, ainda mais com uma mão só. Tal função de controle poderá ser ativada/desativada a qualquer momento pelo usuário.

iPhone 6/iWatch

O segundo produto apontado pelo NYT é o relógio inteligente, conhecido até então como iWatch e o primeiro produto verdadeiramente "original" da era Tim Cook. Um dos rumores iniciais que apareceram sobre o acessório é de que ele viria em duas versões diferentes, mas ainda não se sabe do que elas se tratam - por exemplo, se um modelo é feminino e o outro masculino, ou se as distinções se limitam apenas ao formato e tamanho de tela. Falando nisso, o display será flexível e feito com vidro de safira, terá carregamento sem fio e também contará com tecnologia NFC com suporte para pagamentos móveis.

Além da safira, o iWatch deve vir com um software poderoso para aproveitar as vantagens de duas ferramentas: o HealthKit, aplicativo de saúde anunciado pela Apple em junho na WWDC 2014, e o Handoff, recurso que, segundo a empresa, vai permitir trabalhar com um mesmo arquivo em diferentes dispositivos da Apple associados à mesma conta do iCloud. A descrição do recurso na página do iOS 8 diz "comece a escrever um e-mail no iPhone e continue de onde parou no Mac, ou entre na web no Mac e continue no mesmo link no iPad". A função está interligada a apps como Mail, Safari, Pages, Numbers, Keynote, Mapas, Mensagens, Lembretes, Calendário e Contatos.

iPhone 6/iWatch

Sobre o iWatch, dois empregados da Maçã disseram que "a empresa investiu uma enorme quantidade de tempo e dinheiro nos sensores do dispositivo vestível para que eles pudessem acompanhar os movimentos e sinais vitais, como frequência cardíaca e passos, com muito mais precisão do que os dispositivos fitness existentes".

Por fim, o NYT acredita que o iPhone 6 com telas de 4,7 e 5,5 polegadas chegarão ao mercado ainda neste ano, enquanto o relógio ficará para o ano que vem.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.