Apple já é a segunda marca mais valiosa do mundo

Por Redação | 04 de Outubro de 2012 às 11h22

Saiu o relatório anual da Interbrand com as 100 marcas mais valiosas de 2012, e os números referentes à Apple são bem favoráveis para a gigante da tecnologia. A empresa saltou do 8º lugar em 2011 para a segunda colocação do ranking deste ano, desbancando a IBM.

A Apple teve uma valorização de 129% no último ano, passando a valer US$ 76,568 bilhões - um crescimento recorde para a marca. A empresa criada por Steve Jobs perdeu apenas para a Coca-Cola, que novamente ocupa a primeira posição, com um valor estimado de US$ 77,839 bilhões. Será que no próximo ano o império da maçã irá ultrapassar a gigante das bebidas?

Cinco das 10 marcas mais valiosas presentes na lista deste ano fazem parte do setor de tecnologia - Apple, Google, Microsoft, Intel e Samsung. Dentre as empresas de tecnologia, outras movimentações que chamam a atenção são as seguintes:

  • O Facebook entrou para o top 100 e ocupou o 69º lugar, com um valor estimado de US$ 5,421 bilhões.
  • O Google se mantém em 4º lugar depois de ter um aumento de 26% no valor da marca.
  • A Microsoft caiu do 3º para o 5º lugar, com uma desvalorização de 2%.
  • Com uma valorização de 40% a concorrente direta da Apple no mundo dos dispositivos móveis, Samsung, passou da 13ª para a 9ª posição.

Para avaliar o valor de cada marca, a Interbrand leva em conta os seguintes aspectos: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, a influência da marca na escolha do consumidor e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.

Confira abaixo o ranking completo com as 100 marcas mais valiosas do mundo em 2012.

Marcas mais valiosas de 2012
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.