Apple já é a segunda marca mais valiosa do mundo

Por Redação | 04.10.2012 às 11:22

Saiu o relatório anual da Interbrand com as 100 marcas mais valiosas de 2012, e os números referentes à Apple são bem favoráveis para a gigante da tecnologia. A empresa saltou do 8º lugar em 2011 para a segunda colocação do ranking deste ano, desbancando a IBM.

A Apple teve uma valorização de 129% no último ano, passando a valer US$ 76,568 bilhões - um crescimento recorde para a marca. A empresa criada por Steve Jobs perdeu apenas para a Coca-Cola, que novamente ocupa a primeira posição, com um valor estimado de US$ 77,839 bilhões. Será que no próximo ano o império da maçã irá ultrapassar a gigante das bebidas?

Cinco das 10 marcas mais valiosas presentes na lista deste ano fazem parte do setor de tecnologia - Apple, Google, Microsoft, Intel e Samsung. Dentre as empresas de tecnologia, outras movimentações que chamam a atenção são as seguintes:

  • O Facebook entrou para o top 100 e ocupou o 69º lugar, com um valor estimado de US$ 5,421 bilhões.
  • O Google se mantém em 4º lugar depois de ter um aumento de 26% no valor da marca.
  • A Microsoft caiu do 3º para o 5º lugar, com uma desvalorização de 2%.
  • Com uma valorização de 40% a concorrente direta da Apple no mundo dos dispositivos móveis, Samsung, passou da 13ª para a 9ª posição.

Para avaliar o valor de cada marca, a Interbrand leva em conta os seguintes aspectos: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, a influência da marca na escolha do consumidor e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.

Confira abaixo o ranking completo com as 100 marcas mais valiosas do mundo em 2012.

Marcas mais valiosas de 2012