Apple fecha contrato com Warner Music e lançamento do iRadio pode estar próximo

Por Redação | 03.06.2013 às 11:01
photo_camera CNET

A Apple acaba de fechar um novo acordo de licenciamento com a Warner Music e seu braço editorial, o Warner Chappell, indicando que a companhia deverá apresentar em breve seu tão especulado serviço de rádio na internet, o iRadio. É o que informa reportagem publicada pelo CNET. Acredita-se que o novo produto será apresentado durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece entre os dias 10 e 14 de junho em São Francisco, Estados Unidos.

No último mês, a Maçã conseguiu fechar um acordo de licenciamento de músicas com a Universal Music e, ainda segundo a publicação, as conversas com a Sony continuam.

Os acordos têm se mostrado mais lucrativos para as gravadoras do que o que elas conquistam com o Pandora, serviço de rádio online que mais se assemelha com o que podemos esperar do iRadio. No início das negociações, as gravadoras concordaram que a Apple lhes pagasse uma taxa para cada stream que era a metade do valor repassado pelo Pandora, mas fontes afirmam que este valor agora é semelhante ao pago pelo serviço concorrente.

Estima-se que o iRadio, assim como o Pandora, ofereça duas opções de streaming de músicas: uma gratuita com anúncios e uma versão paga, livre de comerciais. A Apple, por sua vez, está trabalhando no projeto desde o meio do ano passado e tem enfrentado algumas dificuldades com o licenciamento de conteúdo e acordos com as gravadoras musiciais.