Apple fecha acordo com principais gravadoras e lançamento do iRadio se aproxima

Por Redação | 07.06.2013 às 16:25
photo_camera CNET

Depois de mais de um ano de negociações, fontes ligadas ao assunto afirmam que a Apple conseguiu fechar acordos com as três principais gravadoras musicais do mundo e que o lançamento do seu serviço de rádio online, apelidado de iRadio, pode estar próximo de acontecer. Rumores indicam que o novo produto deverá ser apresentado durante o keynote da empresa na Worldwide Developers Conference (WWDC) deste ano, que acontece na próxima semana.

O último acordo fechado na manhã desta sexta-feira (7) foi com a Sony Music, segundo as fontes. A primeira gravadora a fechar com a Apple foi a Universal Music, seguida pela Warner Music e seu braço editorial, a Warner/Chappell. A Maçã tem mantido conversas com a indústria musical há muito tempo, mas nas últimas semanas tem se esforçado bastante no setor com Eddy Cue, chefe do iTunes, tendo passado um bom tempo em Nova York, Estados Unidos, para acertar todos os detalhes.

A Apple estará se inserindo em um mercado marcado pela competição de serviços muito similares, e o iRadio provavelmente será o principal concorrente do Pandora, que possui cerca de 70 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Fontes afirmam que a empresa planeja sair na frente do Pandora com o lançamento de seu serviço em até doze países diferentes neste primeiro momento, incluindo Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Japão.

Segundo o GigaOm, ainda restam algumas dúvidas sobre como será o modelo da rádio online da Apple, incluindo questões como: será que o serviço vai ser gratuito mesmo ou ele terá duas versões (uma paga e uma gratuita), com a presença de anúncios? Quando ele realmente entrará no ar, já que outros rumores indicam que ele só será lançado com o iOS 7, provavelmente no segundo semestre? Como ele irá se conectar ao iTunes? O serviço receberá realmente o nome de iRadio? Por enquanto, o mistério fica no ar.

Nem a Apple nem as gravadoras se pronunciaram sobre as notícias e especulações acerca do lançamento do serviço de rádio por streaming. Resta-nos aguardar para vermos o que a empresa está preparando para apresentar na abertura da WWDC 2013.