Apple exigiu mudanças na rede 4G brasileira para os novos iPhones, diz site

Por Redação | 28 de Outubro de 2013 às 13h40
photo_camera CANALTECH

As redes 4G das operadoras móveis brasileiras precisaram ser modificadas para receber os novos modelos de iPhones, segundo o site Mobile Time, que afirma ter ouvido a informação de fontes próximas às empresas.

A Apple teria exigido das operadoras mudanças em uma série de parâmetros nas redes 4G para liberar a comercialização dos iPhones 5C e 5S no país. Segundo o site, técnicos da Apple testaram os novos iPhones nas redes 4G e constataram que era necessário realizar ajustes para melhorar aspectos como tempo de entrega de mensagens e handover entre estações rádio-base, entre outros.

Como nenhuma mudança de parâmetros é tão simples quanto parece, as operadoras acabaram demorando para realizar os testes, principalmente para garantir que outros modelos de smartphones não seriam afetados negativamente com as alterações. No final, no entanto, boa parte das exigências foram cumpridas e a Apple acabou cedendo e concordando em fornecer os iPhones com 4G habilitado no Brasil.

Exigências como essas tratam-se de algo inédito para as operadoras, que nunca sofreram pressão de uma fabricante para modificarem suas redes. Esse tipo de conduta pode ter desgastado mais ainda a relação da Apple com as operadoras brasileiras. Essa relação já não era das melhores, pois a empresa de Cupertino sempre se mostrou muito pouco flexível em sua política comercial – o que provavelmente colaborou para que o Brasil não estivesse na lista dos primeiros países a receber novos iPhones.

Com isso resolvido, a expectativa é que os iPhones 5S e 5C cheguem ao Brasil pouco antes do Natal. Os preços ainda não foram definidos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.