Apple estaria testando iPhone com resolução de 1704 x 960 pixels

Por Redação | 14.05.2014 às 14:07

O iPhone 6 não estaria apenas prestes a introduzir um novo tamanho de tela, mas também uma nova resolução. São essas as informações publicadas nesta quarta-feira (14) pelo 9to5 Mac, site notório em acertar suas previsões sobre a marca, que afirma que a Apple estaria em fase de testes de uma versão de seu celular com resolução de 1704 x 960 pixels.

O novo modelo ainda estaria sendo trabalhado e não chegou à versão final devido ao fato de um aumento na resolução também significar uma mudança no iOS em si, bem como em todos os aplicativos lançados até hoje, que podem acabar aparecendo distorcidos. A Apple, então, estaria trabalhando em maneiras de evitar que isso aconteça.

E já que a mudança está gerando tanto empecilho, por que não simplesmente alterar apenas o tamanho da tela e, como aconteceu com o iPhone 5S, manter a resolução original? A resposta para isso é a definição “Retina” fixada pela empresa, que prevê a presença de no mínimo 300 pixels por polegada para garantir maior fidelidade na imagem. A presença da tão falada tela de 5,5 polegadas, porém, deixa a proporção abaixo desse limite, algo que não está sendo muito bem aceito pelos desenvolvedores da Apple.

A solução para isso seria o que a empresa está chamando de 3X Mode, que triplica a resolução-base do iPhone, que é de 568 x 320, mas mantendo o mesmo aspecto que é encontrado nos celulares da versão 5 em diante. Assim, o aparelho manteria sua proporção 16:9 e também a aparência de seus aplicativos e sistema operacional, reduzindo a possibilidade de distorções ou problemas de exibição.

Sendo assim, o visual final do iPhone 6 com 5,5 polegadas traria um display mais alto e largo em relação ao iPhone 5S, mas mantendo a densidade de pixels em 356 PPI, um valor altamente aceitável para a Apple. O mesmo vale para a versão com tela de 4,7 polegadas, que manteria a mesma resolução e viria com 416 PPI.

Reorganização

Mesmo tendo se livrado de uma grande necessidade de adaptação, a Apple ainda estaria disposta a otimizar seu sistema operacional para os novos tamanhos de tela e resoluções. Inicialmente, o iPhone 6 chegaria ao mercado com a mesma edição do iOS 7 com que estamos acostumados, apenas com ícones que apareceriam de maneira um pouco maior na tela e com menus mais espaçados.

Resolução iPhone

Com o tempo, porém, a empresa quer realizar uma reformulação no visual da plataforma, de forma que os elementos visuais utilizem de forma melhor o espaço extra, além de auxiliar os desenvolvedores parceiros a criar versões específicas de seus produtos também para os novos aparelhos.

Não se sabe exatamente quais seriam essas mudanças, mas elas podem variar desde novos posicionamentos de controles para jogos até um aumento na quantidade de emails ou mensagens de texto exibidas. Os navegadores também teriam de se readaptar para exibir os sites de maneira melhor na nova resolução de tela.

Para auxiliar nessa tarefa, a Apple estaria desenvolvendo uma ferramenta de multi-resolução para seus desenvolvedores, que facilitariam a criação de apps específicos para o iPhone 6. A ideia é liberar o utilitário até o final de 2014, de maneira próxima à chegada do aparelho às lojas, para garantir o máximo de compatibilidade o mais rápido possível.

Apesar de ser improvável que a Apple apresente o novo iPhone já em junho, durante o WWDC, a empresa já deve falar sobre as mudanças em seu sistema operacional e até mesmo apresentar o iOS 8. Entre as novidades estão novos aplicativos para mapas e fitness, além da separação do iTunes Radio e melhorias nos mecanismos de multitasking.