Apple estaria tendo dificuldades para lançar o iPhone 6 na China

Por Redação | 16 de Setembro de 2014 às 15h14

Nem tudo é festa, alegria e antecipação no reino da Apple. Apesar de já ter falado em recordes de pré-venda com o iPhone 6 e estar na expectativa de um esgotamento dos estoques do aparelho em praticamente todos os países, a empresa pode acabar ficando de fora de um mercado importante: o da China. Pelo menos é isso que afirmam uma série de rumores surgidos nesta terça-feira (16), que indicam que a gigante de Cupertino estaria tendo dificuldades para lançar o aparelho no território asiático.

A principal questão seria a falta de aprovação por parte do MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, na sigla em inglês), o equivalente chinês à nossa Anatel. Como no Brasil, o órgão deve analisar e certificar todos os produtos eletrônicos que serão vendidos oficialmente no país. E é justamente isso que a Maçã não estaria conseguindo, devido a motivos não revelados.

Não se fala muito no assunto, mas já é praticamente certeza que o iPhone 6 não chegará às lojas da China no dia 19 de setembro, como seriam os planos iniciais da Apple. Até o momento, o MIIT ainda não publicou certificações sobre o produto e, de acordo com as informações do Phone Arena, a fabricante pode ter que esperar até o início do ano que vem para conversar com especialistas do órgão e finalmente chegar a um acordo quanto ao lançamento.

A notícia não foi confirmada ainda, e a Apple nem se pronunciou sobre o assunto. Nada disso, porém, impediu uma queda de quase 1,45%% nas ações da companhia, que operam em pregão valendo US$ 100,16 e interrompendo uma sequência de altas que já vinha desde antes do evento que anunciou os celulares.

Mal só que nem tanto

A notícia pode ser ruim principalmente para a China Mobile, uma das principais operadoras de telefonia do território. A empresa foi uma das primeiras a falar abertamente sobre o iPhone 6, chegando até mesmo a revelar imagens oficiais antes de um anúncio da própria Apple, e abrindo páginas de pré-venda para seus clientes muito antes de receber aprovação da Apple para fazer isso.

No entanto, a companhia não estaria muito preocupada. A China Mobile parece estar se distanciando um pouco da Apple e modificando sua estratégia, fomentando o mercado de celulares no território por meio de programas de incentivo à compra de aparelhos mais baratos, fabricados por lá mesmo. É assim que a operadora pretende cortar os próprios custos nos próximos anos, além de incentivar novos usuários a entrarem no mundo da tecnologia e, no futuro, investirem em smartphones de alto valor.

Com esse sistema, a empresa fugiria do nicho dos aparelhos atrelados a planos de telefonia, que apesar de resultarem em preços mais baixos, são também um dos grandes responsáveis por custos. Para a China Mobile, no momento, a venda de smartphones sem esse tipo de subsídio parece vantajosa.

Agora, com a possibilidade de atraso na chegada do iPhone 6 ao país, a empresa poderia se preparar melhor para o lançamento, e espera acumular ainda mais vendas por conta da ansiedade dos usuários. Ela só não tem pressa para que isso aconteça. Mas o cenário pode mudar, levando em conta uma queda de 3,8% nas ações após a divulgação da negativa novidade sobre os dispositivos da Apple.

O iPhone 6 será lançado nesta sexta-feira, 19 de setembro, em versões com telas de 4,7 polegadas e 5,5 polegadas. O Brasil, assim como a China, ainda não tem previsão de quando irá receber os novos aparelhos.

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