Apple estaria cogitando lançar versão do iTunes para dispositivos Android

Por Redação | 24.03.2014 às 12:28

Se os mais novos rumores forem verdadeiros, a iTunes Store pode estar prestes a alçar novos voos e mudar bastante sua estratégia. De acordo com informações publicadas nesta segunda-feira (24) pelo site da revista norte-americana Billboard, a Apple estaria pensando em uma versão de sua loja virtual para o Android.

A ideia seria entrar no sistema operacional do Google com o pé direito, investindo no próprio catálogo e apostando na venda de filmes, séries e músicas digitais. Assim, a empresa ampliaria seu público e também as margens de lucro, sacrificando sua exclusividade em prol de números maiores.

Pensando nisso, a empresa também estaria se inspirando em serviços como Spotify e Google Play Music para criar um serviço de assinaturas. Assim, mediante pagamento, seria possível ter acesso irrestrito ao catálogo da empresa, mas apenas por streaming e não por downloads. Tal prática, para muita gente, é uma evolução natural do modelo criado pela Apple e soa como surpresa que ainda não tenha sido adotada pela Apple.

De acordo com a Billboard, a companhia estaria disposta a ter seu movimento encarado como uma admissão de derrota ao Android, uma ideia que com certeza já está passando pela cabeça dos mais puristas. Por outro lado, a mudança traria um grande aumento na base de usuários, o que para os acionistas, e para a própria Apple, pode justificar a mudança tão drástica.

Se realmente acontecer, o lançamento de um produto da Maçã para outro sistema não será inédito. Há algum tempo a empresa lançou versões para Windows de softwares como QuickTime, Safari e do próprio iTunes. Principalmente no último caso, a medida vinha para aumentar consideravelmente a penetração de aparelhos como iPods e iPhones. Para muita gente, não há razões para que o mesmo não aconteça agora com a loja virtual e o mundo mobile.