Apple estaria buscando acordo para encerrar disputa judicial com a Samsung

Por Redação | 19 de Maio de 2014 às 13h50

A batalha judicial entre Apple e Samsung não parece estar nada próxima de acabar, apesar dos custos processuais que já ultrapassam as barreiras dos milhões de dólares para as duas companhias. Mas, de acordo com informações não confirmadas, as empresas estariam mais próximas de um acordo ou, pelo menos, dispostas a conversar novamente para encerrar a disputa fora dos tribunais.

As informações foram publicadas pelo jornal Korea Times, que afirma que a Samsung teria, mais uma vez, buscado se sentar com a Apple para entrar em um acordo. Os detalhes dessa negociação não são conhecidos da fonte que revelou a informação, mas a ideia principal seria encerrar a longa batalha e assinar pactos de cooperação, parceria ou pagamento de royalties por tecnologias registradas.

Essa não é a primeira vez que as duas empresas se unem para tentar um acordo, que é inclusive a melhor solução até mesmo para os juízes envolvidos no caso. As tentativas, porém, sempre caíram por terra devido a questões financeiras, com a Apple exigindo mais do que a Samsung estaria disposta a pagar.

O presidente da Maçã, Tim Cook, já afirmou no passado que longas batalhas judiciais não fazem bem a ninguém. Como lembra o Business Insider, porém, o executivo falou que o uso não-indiscriminado de tecnologia registrada é até mesmo parceiro da inovação, já que leva os rivais a inventarem suas próprias soluções caso não estejam dispostos a pagar pelos direitos envolvidos nas patentes.

Já para o advogado da Samsung, John Quinn, o processo é uma tentativa falha, por parte da Apple, de mitigar o desenvolvimento do sistema operacional Android. Para ele, já passou da hora da Maçã perceber que não vai conseguir frear o crescimento da plataforma dessa maneira e que a utilização de processos seria a última tentativa da empresa nesse sentido.

Na semana passada, Apple e Google anunciaram que deixariam de lado todos os processos de patentes movidos entre si, após chegarem a um acordo fora dos tribunais. O movimento foi visto como um indício de que a empresa de Cupertino estaria disposta a encerrar também o combate com a Samsung, mas por enquanto, nenhuma notícia oficial foi publicada nesse sentido.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!