Apple encerra promoção que distribuía músicas de graça

Por Redação | 13 de Janeiro de 2015 às 17h39

Em mais um sinal de que está lentamente se distanciando do mundo da venda de músicas pela internet, a Apple encerrou sua tradicional promoção “Single of the Week”. A ação, que acontecia semanalmente há mais de 11 anos, premiava os usuários com um download de música gratuitamente.

A decisão foi tomada sem alarde nem aviso prévio para os usuários. A confirmação de que a promoção realmente chegou ao fim veio por meio do site Business Insider, que citou uma série de mensagens nos fóruns oficiais da Apple indicando que a promoção foi encerrada depois de tanto tempo. Quando questionado, o suporte ao cliente confirma a interrupção no programa em todos os territórios.

As músicas distribuídas eram de variados estilos e seguiam os mais diferentes critérios, como popularidade, indicações de novidades ou parcerias entre a Apple e gravadoras para divulgar novos artistas ou álbuns. Mas, acima de tudo, era uma maneira usada pela empresa para fomentar a navegação de seus usuários pela loja online, com a noção de que o cliente sempre compraria mais algumas coisas caso tivesse uma amostra grátis dos serviços.

Ultimamente, porém, a renda oriunda da venda de faixas e discos individuais pela internet vem caindo na mesma medida em que sobe a popularidade de serviços de streaming. Foi isso que levou a Apple, no ano passado, a adquirir a Beats Electronics, trazendo para dentro de si não apenas uma conceituada marca de equipamentos de áudio mas também uma plataforma musical em ascensão, além da expertise de Dr. Dre e Jimmy Iovine, fundadores da empresa e produtores com bastante experiência no mercado fonográfico.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.