Apple é eleita a marca mais valiosa do mundo pelo terceiro ano consecutivo

Por Redação | 07.11.2013 às 08:25
photo_camera Divulgação

Não tem para ninguém: pelo terceiro ano consecutivo no ranking da revista norte-americana Forbes, a Apple é eleita a marca mais valiosa do planeta, à frente de gigantes como Coca-Cola e Microsoft.

A Maçã aparece em primeiro lugar com um valor estimado de US$ 104,3 bilhões - um aumento de 20% em relação ao ano passado e quase duas vezes mais que qualquer outra marca do mundo. A equipe da Forbes destaca que, mesmo que a empresa tenha se concentrado em lançar versões melhoradas de produtos já existentes e ter perdido 45% de seu valor na bolsa nos últimos 12 meses, a companhia fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak continua sendo a mais valiosa do mundo.

No último trimestre, a Apple apresentou números significativos em suas vendas. Foram 33,8 milhões de iPhones, 14,1 milhões de iPads, 4,6 milhões de Macs e 3,5 milhões de iPods. O iTunes possui uma quantidade ainda mais astronômica: desde seu lançamento em 2003, 30 bilhões de músicas foram baixadas por usuários do serviço.

No segundo lugar do ranking está a Microsoft, que tem pouco mais da metade do valor de mercado de sua concorrente. A gigante de Redmond vale US$ 56,7 bilhões, valor que se manteve praticamente igual nos últimos três anos em que aparece na lista - mesmo com o lançamento de produtos para consumidores de máquinas pessoais e dispositivos móveis. As margens operacionais da empresa chegaram a 34% em seu último ano fiscal e US$ 2,6 bilhões foram investidos em orçamentos para publicidade.

A Coca-Cola ficou com a terceira posição do ranking, a única companhia entre as cinco mais valiosas do mundo que não trabalha com tecnologia. A empresa conquistou espaço em mercados fora dos Estados Unidos, vendendo um total de 13,5 bilhões de caixas de refrigerante - um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A Forbes afirma que a marca é a primeira a registrar um total de 50 milhões de "curtidas" no Facebook (hoje ela possui 75 milhões). Estima-se que a Coca-Cola valha US$ 54,9 bilhões.

O grupo de computação e informática IBM aparece no quarto lugar, com um valor de US$ 50,7 bilhões, seguido pelo Google, com US$ 47,3 bilhões. Uma das principais rivais da Apple, a Samsung, está no nono lugar da lista, com valor estimado em US$ 29,5 bilhões. A fabricante sul-coreana foi a empresa que mais cresceu no último ano, e viu seu valor aumentar 136% desde 2010.

A Forbes consultou mais de 200 marcas globais com presença nos Estados Unidos, o que deixou de fora multinacionais das telecomunicações como Vodafone e China Mobile, a maior operadora de telefonia móvel do mundo. As cem marcas mais valiosas do globo estão distribuídas entre 15 países e em 20 categorias de indústrias. O ranking ainda inclui nomes como Gillete (23º) e Pepsi (25º).

Veja a lista das 20 empresas mais valiosas do planeta, de acordo com a revista Forbes:

  1. Apple (US$ 104,3 bilhões)
  2. Microsoft (US$ 56,7 bilhões)
  3. Coca-Cola (US$ 54,9 bilhões)
  4. IBM (US$ 50,7 bilhões)
  5. Google (US$ 47,3 bilhões)
  6. McDonald's (US$ 39,4 bilhões)
  7. General Electric (US$ 34,2 bilhões)
  8. Intel (US$ 30,9 bilhões)
  9. Samsung (US$ 29,5 bilhões)
  10. Louis Vuitton (US$ 28,4 bilhões)
  11. BMW (US$ 27,9 bilhões)
  12. Cisco (US$ 27 bilhões)
  13. Oracle (US$ 26,9 bilhões)
  14. Toyota (US$ 25,6 bilhões)
  15. AT&T (US$ 24,2 bilhões)
  16. Mercedes-Benz (US$ 23,5 bilhões)
  17. Disney (US$ 23,1 bilhões)
  18. Wal-Mart (US$ 21,7 bilhões)
  19. Budweiser (US$ 21,1 bilhões)
  20. Honda (US$ 21,1 bilhões)