Apple e Facebook ficam de fora da lista das 50 empresas mais inovadoras do mundo

Por Redação | 21 de Fevereiro de 2014 às 18h28
photo_camera Divulgação

Se você pensa na Apple como uma das companhias mais inovadoras do mundo, é melhor ficar de olho no ranking a seguir. A gigante de Cupertino ficou de fora das 50 empresas de tecnologia mais inteligentes do planeta – no ano passado, a Maçã apareceu na sexta posição –, na lista elaborada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O relatório foi publicado no blog oficial da instituição, o MIT Technology Review.

Um dos principais critérios levados em consideração na escolha das companhias é justamente a inovação, principalmente no ramo em que cada uma atua: energia, biotecnologia, comunicação, computação, transporte, internet e mídias digitais. "Pode parecer difícil definir o que faz uma empresa inteligente, mas você reconhece uma quando vê. Quando tal empresa comercializa uma tecnologia verdadeiramente inovadora, as coisas acontecem: a liderança em um mercado é reforçada. Os concorrentes têm de refinar ou repensar suas estratégias", diz o blog.

Em primeiro lugar aparece a Illumina, uma companhia situada na cidade de San Diego, nos Estados Unidos. A corporação é especialista em sequenciamento genético e foi escolhida pelo MIT porque conseguiu diminuir o custo do sequenciamento de DNA de uma pessoa para apenas US$ 1 mil. O Instituto acredita que a Illumina terá um papel fundamental na sociedade e no sequenciamento de genomas assim como aconteceu com a Intel nos primeiros anos do PC.

A Tesla Motors, empresa de Elon Musk que fabrica carros elétricos, aparece no segundo lugar da lista. O Google ficou com a terceira posição após ter adquirido a Nest e estar desenvolvendo novas tecnologias nas áreas da robótica e da internet das coisas. Em quarto lugar vem a Samsung, por ter diversificado seu catálogo de aparelhos e por ser uma das principais companhias no mercado de smartphones, e o Dropbox em quinto lugar, pelo armazenamento confiável na nuvem.

Ainda aparecem na lista a BMW, pela criação de veículos que não precisam de motorista, e a Square, que elaborou novas formas de pagamentos através de dispositivos móveis. Amazon, Qualcomm, Snapchat, Valve, LG e Siemens também figuram no ranking. Um detalhe interessante é que boa parte das escolhas feitas pelo MIT elege startups pequenas e novas de tecnologia, como Oculus VR, Kickstarter e Jawbone. Além da Apple, o Facebook também ficou de fora da lista.

Veja abaixo o ranking completo das 50 empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo:

  1. Illumina
  2. Tesla Motors
  3. Google
  4. Samsung
  5. Salesforce
  6. Dropbox
  7. BMW
  8. Third Rock Ventures
  9. Square
  10. Amazon
  11. Tencent
  12. Snapchat
  13. Cree
  14. Box
  15. BrightSource Energy
  16. Wal-Mart
  17. General Electric
  18. Qualcomm
  19. Kaggle
  20. Second Sight
  21. SpaceX
  22. KickStarter
  23. Hanergy Holding Group
  24. Siemens
  25. 1366 Technologies
  26. Uber
  27. Evernote
  28. Baidu
  29. GitHub
  30. Xiaomi
  31. Oculus VR
  32. Qihoo 360 Technology
  33. Monsanto
  34. Aquion Energy
  35. IBM
  36. Jawbone
  37. Medtronic
  38. Valve
  39. Genomics England
  40. D-Wave Systems
  41. Siluria Technologies
  42. Kallma Bio-Agritech
  43. Datawind
  44. Freescale Semiconductor
  45. Upworthy
  46. LG
  47. Expect Labs
  48. AngelList
  49. Arcadia Biosciences
  50. Ripple Labs
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!