Apple deve lançar iMac com tela Retina

Por Redação | 17 de Janeiro de 2014 às 07h10

Ao que tudo indica, a Apple deve lançar um iMac com tela retina ainda em 2014. A notícia não se trata de nenhum vazamento, mas sim de conclusões que tiveram como base o próprio mercado e a linha de produtos da Apple. O raciocínio foi traçado por Marco Arment, que é cofundador do Tumblr e um dos idealizadores do Instapaper.

Em seu site, Marco explica que a Apple “não é uma empresa difícil de prever se você prestar atenção”. Ele acredita que a própria Maçã já deu indícios de como pretende produzir um iMac de tela retina com grandes proporções, como o iMac de 27”.

O maior desafio da Apple (e o que faz muita gente desacreditar do produto) seria criar um dispositivo grande com o dobro de pixels. Em teoria, seria impossível construir um iMac com Retina contando com a tecnologia atual, já que isso exigiria uma banda de 28Gbps, enquanto o cabo Thunderbolt 2 da Apple não suporta mais do que 20Gbps.

Para ele, a solução é muito próxima ao que a Apple conseguiu fazer com as linhas mais recentes do MacBook Pro. A ideia seria a de não dobrar, mas elevar a resolução anterior ao máximo. Ou seja, uma tela de iMac retina que deveria saltar de 2560×1440 pixels para 5120×2880 pixels seria elevada a "apenas” 3840×2160 pixels, o que é equivalente à resolução 4k.

A compensação da diferença seria feita pelo próprio sistema operacional, com um redimensionamento gráfico dinâmico. Com isso, o consumidor, é claro, não sairia perdendo: mesmo que a resolução máxima não chegue aos assustadores 5120×2880, um iMac com resolução 4k não seria nada mal, não é?

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.