Apple promete melhorar segurança de seu serviço de e-mail iCloud

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 16h20

Recentemente, muito se tem discutido sobre a segurança dos dados armazenados na internet. Após a grande repercussão das informações reveladas por Edward Snowden, muitas empresas, incluindo o governo dos Estados Unidos, tomaram atitudes para tentar interceptar possíveis ações cibercriminosas e fortalecer a segurança de seus serviços.

Apesar disso, a Apple até então não havia feito grandes mudanças na segurança de seus serviços oferecidos aos usuários. Enquanto algumas companhias de tecnologia modificaram seus métodos de segurança que não garantiam tanta confiabilidade, a empresa da maçã não aderiu aos novos mecanismos de segurança.

No entanto, depois da publicação de um artigo no site NPR, que traçou um panorama do estado de segurança das maiores empresas de serviços da internet, sediadas nos Estados Unidos, a Apple tratou de se mexer. Nesse artigo, a empresa foi apontada como uma das poucas que ainda não possuía mecanismos de cifra de email entre provedores.

A Apple só garante, pelo menos por enquanto, essa cifra nas mensagens trocadas entre usuários do iCloud. Quando uma mensagem é enviada a um outro serviço de email, como o Outlook, por exemplo, essas mensagens não são cifradas. Da mesma forma acontece quando mensagens são enviadas pelo caminho oposto.

Nesse artigo, a Apple foi uma das empresas mais criticadas por não ter implementado mecanismos básicos de segurança. Porém, a companhia comunicou que muito em breve irá disponibilizar métodos de segurança para seus usuários, ao menos os básicos, que já eram para estar em funcionamento.

Apesar de garantir que essa execução não irá demorar, ainda não existem datas nem previsões para o início da utilização desta alteração de segurança, nem mesmo uma indicação clara de que o serviço de email do iCloud esteja incluído. Porém, é esperado que as modificações sejam feitas sim no serviço de email mais utilizado da Apple.

A expansão da utilização das cifras nos serviços que ligam a Apple a outros provedores é fundamental para que os usuários dos serviços da empresa se sintam mais seguros e não busquem novas alternativas fora do seu ecossistema para sanar estes problemas. Com a demora em implementar essas soluções, a companhia de Cupertino só tem a perder.

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