Apple cria sistema que aprende hábitos do usuário para economizar bateria

Por Redação | 20.03.2014 às 12:41 - atualizado em 21.03.2014 às 02:37

A Apple registrou uma nova tecnologia capaz de ampliar a vida útil das baterias sem que seja preciso modificá-las fisicamente. O sistema inteligente registrado junto ao escritório de patentes dos Estados Unidos e revelado nesta quinta-feira (20) é capaz de monitorar os hábitos do usuário e alterar os parâmetros de funcionamento do aparelho de forma a otimizar o gerenciamento da energia restante.

Isso acontece por meio de uma análise constante dos ciclos de recarga e descarregamento das baterias, além da própria utilização. Assim, o dispositivo seria capaz de prever a forma como será utilizado em cada momento do dia e modificar suas próprias configurações, alterando aspectos como o brilho da tela ou a utilização do processador. As informações foram publicadas pelo site Apple Insider.

Utilizando os sensores externos, o sistema também seria capaz de detectar alterações no ambiente e os lugares pelos quais o usuário costuma passar durante o dia. Assim, por exemplo, seria possível reduzir a iluminação do display em situações de luz baixa ou praticamente interromper tarefas de processamento durante o sono.

Em outro exemplo, informações de GPS aliadas a um pagamento por aplicativos de carteira virtual indicam ao sistema que o usuário está tomando um café. Sendo assim, ele usará ativamente o celular para acessar notícias ou redes sociais pelos próximos 20 minutos, o que exigirá um maior poder de processamento. Nesse caso, a tecnologia entenderia que é hora de sacrificar a bateria para entregar ao utilizador as funções que ele deseja.

O objetivo principal aqui é nunca interromper o usuário, entregando a ele sempre o poder de processamento e funções exigidas sem problemas. Reduzir as preocupações com a bateria, como todo mundo sabe, é uma ideia bastante interessante, mas como em toda patente, nunca temos certeza de que as tecnologias serão efetivamente aplicadas. Resta esperar para ver.