Apple contrata engenheiro de câmeras digitais da Nokia

Por Redação | 09 de Maio de 2014 às 15h10

Os aparelhos da Apple parecem estar perto de receber uma série de melhorias no que toca suas câmeras digitais. Após a revelação de uma série de patentes relacionadas a processamento e qualidade das fotografias, a Maçã contrata agora Ari Partinen, ex-engenheiro sênior da Nokia e um dos principais responsáveis pela tecnologia PureView, que aparece nos telefones da empresa finlandesa desde 2012.

A informação foi confirmada em uma mensagem publicada por Partinen no Twitter. Esta sexta-feira (09) será o último dia dele como funcionário da Nokia. Em junho, ele assume seus trabalhos na Apple em uma função que ainda não foi revelada, mas que, como se espera, deve ter relação direta com os esforços para melhorar a qualidade das câmeras digitais dos iPhones e iPads.

Entre as tecnologias que estariam sendo aplicadas pela empresa de Cupertino em seus futuros dispositivos estão um trio de sensores para captura de imagens em maior resolução e componentes menores para diminuir o tamanho físico das câmeras. Além disso, a Apple quer utilizar uma nova técnica de estabilização de imagens, que captura várias imagens em sequência, de diferentes ângulos, de forma a não apenas compensar eventuais tremores do usuário mas também produzir, por meio de combinação, a melhor imagem possível.

O trabalho de Partinen, mais especificamente, é voltado para software. A tecnologia PureView foi uma das grandes responsáveis pela chegada de câmeras com resolução de mais de 40 megapixels aos celulares da Nokia a partir de 2013. Ela permite a captura de imagens mais coloridas e bonitas mesmo em ambientes de baixa luminosidade.

Este é o segundo nome da equipe especializada em imagem que a Nokia perde nos últimos tempos. Em 2012, um dos principais responsáveis pelo negócios de imagem e fotografia da empresa, Damian Dinning, deixou a companhia após uma decisão da companhia de realocar alguns de seus principais funcionários para a Finlândia. Partinen não informou o motivo de sua saída, mas especula-se que ela tenha a ver com a venda da fabricante para a Microsoft.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.